A Nortec Química aumentará em 25% sua capacidade produtiva com a ajuda de um empréstimo de R$ 26,3 milhões aprovado no fim de agosto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor atenderá ao Plano de Inovação da empresa para o triênio 2018- 2020, o que inclui expansões dos laboratórios de controle e desenvolvimento, da planta de síntese e da capacidade de armazenamento de produtos, todos na planta localizada em Duque de Caxias (RJ).
O novo pacote de expansão busca também viabilizar a internalização de novas tecnologias por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) validadas pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2018, incluindo produtos antivirais, antirretrovirais, e oncológicos.
De acordo com o diretor presidente da empresa, Marcus Soalheiro Cruz, os investimentos demonstram o interesse do mercado farmacêutico em ter um produtor de classe mundial no Brasil, e a capacidade de internalização de tecnologias inovadoras. “Temos o dever e a honra de investir mais em nossa planta, resultado direto da política das PDPs e dos investimentos da Nortec Química em pesquisa e desenvolvimento”, afirma o dirigente.
A Nortec é a maior fabricante nacional de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) e, com as novas expansões, se consolida como um dos maiores produtores mundiais. Os produtos são fornecidos para mais de 250 empresas farmacêuticas no Brasil e no exterior, incluindo os Estados Unidos.