O Manual de Boas Práticas Agrícolas e de Manejo Florestal da Centroflora vem mudando posturas na cadeia de fornecimento. Um ano após seu lançamento, estão seguindo as recomendações cerca de 450 produtores e colhedores ligados a cooperativas e associações que fornecem para a empresa. As orientações são sobre higiene pessoal, cuidados com os produtos, documentação, conservação do meio ambiente e da espécie, embalagem e armazenagem adequadas, entre outras.
Com isso, busca-se obter maior eficiência, qualidade e produtividade. “Muitos produtores armazenavam os produtos em locais inapropriados e sem os cuidados necessários. Com o manual, eles podem adotar melhores práticas, por exemplo, de armazenagem das plantas, com relação às instalações, distanciamento da parede e elevação do chão”, explica Paula Moura, supervisora de Sustentabilidade da empresa.
O manual foi baseado nas diretrizes da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Na área de manejo sustentável, o documento aponta a necessidade de conhecimento botânico para identificar a planta a ser coletada, como obter autorizações para coleta, os métodos de coleta e cuidados existentes para garantir o crescimento e a regeneração da planta. Em termos de cultivo, o manual traz orientações sobre solo e adubação, irrigação, uso de defensivos e pesticidas banidos de acordo com normas internacionais adotadas pela empresa.