Criar uma agenda nacional para transferência de tecnologia e produção de medicamentos pelos laboratórios oficiais, que envolva o Ministério da Saúde, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), produtores de medicamentos e insumos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta foi uma das propostas resultantes do seminário “O papel dos laboratórios farmacêuticos oficiais no acesso aos medicamentos no SUS”, realizado em Brasília, no dia 9 de maio.
O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, participou do painel de debates sobre a evolução das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e o atendimento às demandas da Política de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica.
Também participaram pela ABIFINA o 1º vice-presidente, Sérgio Frangioni, e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa. O evento foi promovido pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) e reuniu 110 participantes.
Veja outras propostas
- Ação do Ministério da Saúde sobre transferência de tecnologia e formação de preços de drogas órfãs e negligenciadas.
- Aprimorar a Lista de Produtos Estratégicos das PDPs;
- Aperfeiçoar as plataformas produtivas de medicamentos para transferência de tecnologia para os laboratórios oficiais;
- Estreitar o relacionamento dos laboratórios oficiais com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e vencer barreiras de entendimento sobre o processo de dispensa de licitação;
- Atualizar a Relação de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF);
- Identificar a Relação de CBAF nos municípios brasileiros e formas de aquisição – pesquisa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).