REVISTA FACTO
...
Jan-Mar 2018 • ANO XII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
Palavra do presidente - O equilíbrio que falta ao Brasil
//Editorial

Palavra do presidente - O equilíbrio que falta ao Brasil

Toda a nação está apreensiva com os rumos políticos que o País pode tomar. Neste momento, há uma incerteza generalizada, ânimos acirrados e expectativas opostas a respeito do caminho que o governo eleito este ano deverá trilhar. Acreditamos – e desejamos – que esta seja uma eleição equilibrada emocional e politicamente, cujo resultado leve o Brasil a retomar as rédeas do desenvolvimento. Só assim teremos condições de, lentamente, sairmos da situação difícil em que nos encontramos.

Nossa indústria continuará cumprindo seu papel: auxiliar na alavancagem da economia. Sabe-se que nenhum país é verdadeiramente forte do ponto de vista econômico sem uma indústria forte. Felizmente as farmacêuticas, em maior parte, e as farmoquímicas, em menor monta, conseguiram atravessar a crise econômica e financeira do País.

Assimilando os impactos de um ambiente de incertezas, as empresas mantiveram suas atividades e, em alguns casos, conseguiram ainda ampliar a oferta de medicamentos e a exportação. Muitas puderam manter os postos de trabalho, o parque produtivo e o fornecimento atual graças às Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), confirmando o que há anos vem sendo dito pelas entidades de representação do setor sobre a importância estratégica dessa política. O esforço deve ser na continuidade dessa trajetória da indústria, essa é a contribuição que podemos dar para o Brasil.

Um olhar mais atento revela que já avançamos em aspectos importantes e isto não se deve perder de vista, pois comprova que a persistência, a defesa dos ideais e a ação articulada do setor produtivo de fato trazem resultados. Esta tem sido a forma de atuação da ABIFINA, como mostra esta edição da FACTO na retrospectiva dos dois últimos anos de gestão.

Apostando no caminho do diálogo, pelo qual sempre se pautou, a ABIFINA obteve importantes vitórias, compartilhadas com as demais entidades representativas da indústria.

Destacam-se a publicação da Política Nacional de Inovação Tecnológica na Saúde, a implantação do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen), a nova normativa para elaboração de rótulos e bulas de agrotóxicos e a norma para mudanças pós-registro e cancelamento de registro de medicamentos.

Com relação às grandes reformas necessárias ao Brasil, a nova relação empregador-empregado foi um avanço significativo. A flexibilização nas negociações de acordos e convenções coletivas permitirá que o empregador ajuste os benefícios ao empregado em função da realidade dos lucros da empresa e da economia do País. Com isso, empregos poderão ser preservados em cenários de dificuldade como o atual. O mesmo efeito tem a permissão do trabalho autônomo dentro das empresas e a previsão do chamado trabalho intermitente, pelo qual o profissional pode prestar serviço descontinuado por horas, dias ou meses. A terceirização das atividades-fim permitirá desonerar os produtos e oferecê-los à população por preços mais vantajosos.

Vimos no último ano que, mesmo em meio à enorme instabilidade institucional brasileira, foi possível manter o canal aberto com o governo e encaminhar as agendas do setor produtivo. O momento agora é de olhar para frente e, mais uma vez, acreditar no potencial do diálogo para ajudar o próximo dirigente do País a encontrar soluções para o desenvolvimento econômico e social, aliadas ao equilíbrio das contas públicas. O controle financeiro, porém, não pode ser feito a qualquer custo. Onerar ainda mais o setor produtivo reduzirá os investimentos. Da mesma forma, a extrema contenção de gastos pelo governo aprofundará a recessão. 

A dívida pública deve ser incluída nessa conta. A dívida bruta do governo geral – que considera o endividamento da União, estados e municípios, exceto o Banco Central e estatais – teve elevado crescimento nos últimos anos. O indicador passou de 51,3% do PIB em 2013 para 72,5% em 2016. Diante disso, discute-se a capacidade de o governo brasileiro honrar suas dívidas no futuro, porém mesmo as projeções mais moderadas apontam que não chegaremos ao “calote”.

Ainda assim, fato é que o governo, como cada cidadão, precisa manter dívidas que possa pagar, evitando o efeito “bola de neve”. A redução da taxa de juros seria ajuda fundamental no controle da dívida e teria ainda efeito positivo sobre o investimento industrial. Encontrar a difícil equação para ajustar as contas públicas será um árduo trabalho para a próxima equipe econômica, que não poderá ficar alheia ao papel ativo do Estado no desenvolvimento.

Outra pauta que certamente restará para o novo governo é o déficit previdenciário, que precisa ser efetivamente solucionado. Precisamos sair do discurso para a prática. O desafio de equacionar o aumento da expectativa de vida com o regime de aposentadoria é mundial. Não há respostas simples, mas devemos ter em mente que todas as reformas em discussão podem e devem prezar pela igualdade social, visando os objetivos de longo prazo do País. Podemos aprender e nos inspirar na trajetória bem-sucedida dos países asiáticos, o que é tema da matéria política desta edição.

No que se refere à indústria de química fina e biotecnologia, a desburocratização é um tema crítico: a facilitação da abertura de empresas, a redução de barreiras ao comércio exterior e a simplificação tributária são básicas e fundamentais para o ganho de competitividade em toda a economia. Mas há questões cruciais que afetam diretamente os segmentos de atuação da ABIFINA.

O regulatório e a fiscalização sanitária devem ser melhorados para minimizar os entraves que existem até hoje. Além disso, ampliar a harmonização com as normas das agências sanitárias dos principais mercados mundiais e de órgãos internacionais será fundamental para ajudar as empresas do País a ampliarem suas exportações.

No entanto, é preciso pontuar que devemos buscar a desburocratização, mas sem prejuízo do controle do risco terapêutico e do cuidado com a saúde pública.

No que se refere aos serviços do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vemos o grande esforço que vem sendo realizado para combater a demora nos exames de patentes e de marcas. Melhorias em processos internos, nomeação de 210 examinadores nos últimos dois anos, a adoção de home office ligado ao aumento de produtividade são algumas ações que já surtiram efeito. O Instituto divulgou que, em 2017, o estoque de pedidos pendentes de análise caiu 7,6% só em patentes. Mas ainda é preciso fazer mais. Não adianta se falar em inovação e competitividade se as empresas esperam dez anos para obterem uma patente. Afinal, decorrido esse tempo, seus produtos já não serão mais inovadores. Os atrasos impactam principalmente no licenciamento e na transferência de tecnologia, que não podem ocorrer em um ambiente de insegurança jurídica. A patente concedida dá ao investidor a confiança de que poderá aplicar seus recursos financeiros na invenção com risco reduzido de violar direitos de terceiros.

O INPI vem estudando alternativas para resolver o problema do atraso. A ABIFINA não acredita que a proposta de concessão automática de patentes deva ser adotada, por se tratar de medida paliativa. Sem que o Instituto seja estruturado com sistemas modernos e mais funcionários, a fila de pedidos voltará a se acumular em poucos anos.

O panorama macroeconômico e setorial traçado constituirá o espectro de atuação da ABIFINA nos próximos anos. A entidade deve fazer a interlocução com o governo, ser o vetor das necessidades da indústria. Várias entidades de representação atuam em segmentos específicos, com as quais a ABIFINA interage e colabora em muitos desses temas. Indo além, nossa associação reconhecidamente acumula especialização no campo da propriedade intelectual, tendo assumido o protagonismo das discussões sobre a política brasileira para a área e sobre a inclusão de direitos de PI nas negociações de tratados comerciais. Sabemos que duras batalhas serão travadas e a estratégia será recorrer ao diálogo, com base em argumentos técnicos e racionais. O Brasil precisa de equilíbrio, de posições ponderadas, e esta também é uma ajuda que a ABIFINA poderá oferecer.

Ogari Pacheco
Ogari Pacheco
Presidente da ABIFINA.
Anterior

RETROSPECTIVA - ABIFINA : balanço e planos de gestão

Próxima

Rápidas