Economia e preservação ambiental são resultados da adesão da Libbs Farmacêutica ao Programa Green IT, que promove a permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia de qualquer fabricante por cabos novos da marca Furukawa. Pela iniciativa, a Libbs enviou para reciclagem um total de 1.167 kg de materiais de rede estruturada – provenientes de obras e reformas realizadas nas instalações da empresa.
A medida evitou que 584 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, reduziu a extração de mais de 100 toneladas de minério de cobre e, ainda, diminuiu o consumo de 11.157 kWh de energia (suficiente para abastecer 74 residências durante um mês).
Os cabos eletrônicos, usados em redes de telecomunicações ou de energia, possuem PVC, que pode levar de 200 a 600 anos para se decompor quando descartado no lixo comum. Se queimado, o material libera substâncias tóxicas, prejudiciais à saúde humana.
“Trata-se de um programa que se enquadra em nossa política de sustentabilidade, que tem como um dos itens principais a gestão consciente dos resíduos gerados em nossas atividades”, afirma Audrey Lima, do setor de Meio Ambiente da Libbs Farmacêutica. “Como empresa certificada pela ISO 14001, temos trabalhado fortemente os aspectos relacionados à logística reversa e ao ciclo de vida de materiais”, acrescenta.