REVISTA FACTO
...
Out-Dez 2017 • ANO XI • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
“A ideia de livre mercado é uma estupidez”
//Entrevista Delfim Netto

“A ideia de livre mercado é uma estupidez”

A declaração taxativa do economista Delfim Netto reforça o que a ABIFINA defende há décadas: somente um Estado forte pode conduzir o crescimento sustentável do Brasil. O professor da Universidade de São Paulo (USP) foi ministro da Fazenda dos governos Costa e Silva e Médici, período em que planejamento econômico era regra. Hoje ele percebe que voltar a essa realidade é quase impossível. “Não temos poder para fazê-lo. O poder foi dissipado, distribuído, de tal jeito que não tem como coordenar um programa”, declara. Para Netto, o País vem adotando opções erradas há 30 anos. Mesmo o Plano Real, que apesar de ter acabado com a inflação, investiu na receita errada, com a combinação de câmbio e juros elevados, condições de morte para a indústria nacional. Agora, para voltar ao caminho do crescimento, o Brasil precisa encontrar consenso sobre como equilibrar investimento e consumo, conforme alerta o professor.

Como o senhor vê o atual cenário institucional do Brasil?

É óbvio que o problema é o Brasil saber o que quer ser. O País perdeu a perspectiva de longo prazo. Há 30 anos a relação entre a renda per capita do Brasil e a do mundo vem piorando dramaticamente. Na maioria das nações, quando você tem um regime parlamentarista, Executivo e Legislativo não se distinguem. Só nas repúblicas como Brasil e EUA, que são os dois casos mais notáveis, se tem uma federação de estados em que o Executivo e o Legislativo, como na concepção de Montesquieu, são independentes, harmônicos, junto com o Judiciário. Mas essa ligação não deve ser um troca- -troca. Ou você tem um programa e uma maioria para executá-lo ou você não tem nada. O problema do Brasil é que você tem muitos diagnósticos e nenhum poder para executar qualquer um deles, de forma que estamos frequentemente entrando em um caminho errado. Aqui é como o Asno de Buridan: cada um puxa para um lado e não consegue comer a alfafa.

Podemos considerar que se trata de uma questão ideológica?

A ideologia talvez tenha um pequeno papel nesta divergência de opiniões e objetivos. Mas o fundamental é que só existe um caminho para o desenvolvimento. Um Estado forte, constitucional e capaz de controlar os mercados. Pois você quer desenvolvimento com liberdade, iniciativa, capacidade de se apropriar do seu trabalho e uma relativa igualdade.

Liberdade e igualdade não são inteiramente compatíveis. Mas para gozar de liberdade e igualdade é preciso ter eficiência na produção de sua subsistência material. Quanto menos horas você tem para produzir sua subsistência, mais horas você tem para realizar a sua humanidade. Por isso, é preciso um sistema eficiente. E o homem não descobriu nenhum outro sistema mais eficiente do que os mercados. Agora, o mercado tem restrições. Funciona razoavelmente se for competitivo, se não houver conhecimentos privilegiados. Por isso é preciso um Estado forte, que regule o mercado, principalmente o financeiro.

Quais seriam as medidas fundamentais para o Brasil implantar um planejamento de longo prazo?

Não temos poder para fazê-lo. O poder foi dissipado, distribuído, de tal jeito que não tem como coordenar um programa. É preciso convencer a sociedade de que a execução de um programa exige um mínimo de consenso. É isso que a eleição deveria produzir. Quem ganhou no segundo turno deveria conduzir esse programa. A sociedade é quem vai escolher.

Os candidatos deveriam ter uma concepção de Brasil e propostas para os próximos 20 ou 30 anos. Porém, isso é um pouco de ilusão. Nem o eleitor tem essa racionalidade. Veja o seguinte. A última eleição foi uma mentirada que dá medo. Foi um estelionato brutal, como tem sido em todas as eleições. Então, o Brasil não carece de concepção. Tem muitas concepções, por isso não executa nenhuma. O Brasil é um país de projetistas e não de executores.

Vínhamos caminhando bastante bem, o Temer tinha imposto uma espécie de parlamentarismo de ocasião que conseguiu aprovar coisas quase impossíveis. Depois houve a tragédia com a delação da JBS, dando a impressão de um complô, e atrapalhou tudo isso. Acredito que o Temer tenha tempo agora de fazer a reforma da Previdência. Ele vai fazer força e nós deveríamos dar suporte para ele.

Uma coisa é segura: não há nada que resista à aritmética. O País está gastando 60% da receita somente com salário e Previdência. Ou seja, é um Estado autofágico, que recolhe todos esses recursos e sua primeira prioridade é sustentar uma casta de altíssimos funcionários com custos gigantescos. E a coisa mais grave é que o governo não consegue convencer o pobre do trabalhador de que é preciso fazer o limite de 65 anos. Falta a transmissão desse conhecimento.

Porém, no regime democrático, você erra, mas pode corrigir. Acho que não vamos repetir a brincadeira de 2014, porque aprendemos. O que vem ninguém sabe, mas é certo que as tolices feitas não vão ser repetidas. Os últimos quatro anos mostraram que existem restrições físicas que não podem ser violadas. O País precisa de um equilíbrio entre o crescimento do investimento e o do consumo. Se você insiste no crescimento só com investimento, ele murcha, pois não tem consumo. Se insiste só no consumo, ele murcha, pois não terá investimento.

Economistas neoliberais dizem que o Estado deveria deixar o mercado livre para ação do setor privado. O senhor acredita que a “mão invisível” do mercado funciona sem a “mão visível” do Estado?

Essa ideia de livre mercado é uma estupidez. O mercado precisa da propriedade privada para funcionar e quem garante a propriedade privada é o Estado. Quem pensa desse jeito realmente é míope. Não existe mercado sem propriedade privada. E não existe propriedade privada sem um Estado forte para garanti-la.

A democracia é um instrumento muito interessante, pois permitiu que a maioria, o trabalho sem capital, se pusesse em paridade de poder com o capital. Na urna, não importa se você é ou não capitalista, você tem um voto. Quando essa maioria tem um controle, por que não acaba com a propriedade privada e, portanto, com tudo isso? Pois a história das sociedades desenvolvidas mostra que o desenvolvimento é um processo de ganha-ganha. A interação entre o trabalho vivo e o capital é produtivo.

O que é o capital? É o trabalho morto que está cristalizado. O que é um trator? É o trabalho vivo anterior, que virou um trator. Mas quando ele é usado pelo trabalho vivo e novo, aumenta a produtividade. Na medida em que você aumenta a quantidade de bens de capital por unidade de trabalho capaz de operá-los, você tem um ganho de produtividade. Então esse processo é que produz desenvolvimento, que consiste apenas nisto: aumento da produtividade do trabalho.

Como o contexto de hoje afeta a indústria?

O setor industrial foi destruído. Em 1980, o Brasil tinha a indústria mais sofisticada do mundo emergente. Hoje tem uma indústria atrasada, provavelmente seu equipamento tem 12 ou 15 anos de vida. Estamos andando para uma indústria 4.0 e ainda devemos estar na indústria 1.5. Essa indústria foi destruída por uma política consciente que usou o câmbio como instrumento de combate à inflação e que usou taxa de juros elevadíssima para sustentar esse câmbio. Ampliou a carga tributária de forma gigantesca e eliminou o desconto do imposto da exportação. Quer dizer, fizemos tudo errado. Nos últimos 30 anos, o Brasil cometeu erros mortais.

O Plano Real foi uma pequena joia que reestabeleceu o que parecia impossível, acabou com a inflação. Mas do ponto de vista do crescimento é um fracasso monumental. O Brasil cresce hoje 1/3 do que cresce o mundo emergente. Ou seja, o País perdeu a velocidade do crescimento. Cometemos diversos erros e hoje estamos numa situação difícil, pois a posição fiscal é muito mais dramática do que as pessoas pensam.

Anterior

Problemas atuais e perspectivas para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional nos próximos anos

Próxima

Biodiversidade Brasileira... Passado e Futuro