A 14ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), no dia 14 de dezembro, divulgou as 25 novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) aprovadas pelo Ministério da Saúde, entre as 80 propostas recebidas. A ABIFINA participou do encontro representada por seu presidente, Ogari Pacheco, e pelo diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa. As parcerias possibilitarão a produção, no prazo de até dez anos incluindo a transferência de tecnologia, de 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos. Os Termos de Compromisso devem ser assinados no primeiro trimestre de 2018 e os novos produtos serão negociados com preço até 70% menor que a última aquisição.
Além disso, foram assinados outros 16 termos de compromisso para a fabricação de biológicos e sintéticos. Os medicamentos e os laboratórios públicos são: Bahiafarma (insulina), Funed (insulina), Fiocruz /Biomanguinhos (adalimumabe, bevacizumabe, etanercepte e trastuzumabe), Tecpar (adalimumabe, bevacizumabe, etanercepte, infliximabe, rituximabe, trastuzumabe) e Instituto Butantan (adalimumabe e trastuzumabe).
Em paralelo à seleção das novas PDPs, o setor discute a proposta de decreto que regulará essas parcerias, agora intituladas Política Nacional das Plataformas Inteligentes de Inovação Tecnológica na Saúde (Pits). Entidades da indústria enviaram no dia 31 de outubro ofício para o Ministério da Saúde com sugestões para o decreto. O documento foi assinado pela ABIFINA com as demais entidades dos ramos farmacêutico e farmoquímico. A principal recomendação é de que a política continue a ser conduzida pelo Gecis e pelo Comitê Deliberativo.