Como as principais tendências tecnológicas influenciarão o futuro do setor produtivo brasileiro na próxima década é objeto de estudo do Projeto Indústria 2027, patrocinado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os detalhes foram apresentados na reunião do Conselho Administrativo do dia 19 de outubro pelo coordenador do projeto, o ex-professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES. Participam do estudo pesquisadores dos Institutos de Economia da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Coutinho, especialista em economia industrial, apontou que o gerenciamento de enormes bases de dados (big data), as rotas biológicas e as tecnologias para alvos terapêuticos irão revolucionar os mercados, inclusive o da saúde.
Na proposta do estudo, oito grupos de inovações potencialmente disruptivas serão o ponto de partida para identificar a capacidade de resposta das empresas brasileiras, prover insumos para seu planejamento estratégico e apontar diretrizes para políticas públicas.
Gestores e associados presentes na reunião debateram entraves estruturais para o desenvolvimento dessas tecnologias, bem como um modelo educacional capaz de fornecer mão de obra adequada.