A ABIFINA está envolvida em duas ações que visam a promover o uso sustentável dos recursos naturais brasileiros pela indústria nacional. Uma delas é voltada para as cadeias produtivas de fitoterápicos, financiada pelo Global Environment Facility (GEF), em português Fundo Global para o Meio Ambiente. A outra é ajudar o setor produtivo a desenvolver pesquisas e fabricar seus produtos com base na Lei da Biodiversidade (nº 13.123/2015).
O primeiro projeto tem por objetivo promover o uso inovador de plantas medicinais brasileiras por meio do fortalecimento das cadeias produtivas de fitoterápicos promissores. A iniciativa está alinhada ao regime de acesso e repartição de benefícios estabelecido pela Convenção da Biodiversidade Biológica.
Gerenciado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto está sendo desenvolvido pela consultora da ABIFINA Ana Claudia Oliveira e outras especialistas, tendo entre seus parceiros produtores de insumos e de medicamentos fitoterápicos de empresas associadas à entidade.
Em novembro, o grupo realizou reunião em Brasília para apresentar o andamento da proposta de projeto a ser implementada a partir de 2018 e receber contribuições. Estão previstos o mapeamento de pesquisas, comunidades tradicionais e Arranjos Produtivos Locais (APLs) existentes na cadeia de valor; formação de parcerias com a indústria; negociação de direitos; e estímulo ao uso dos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na mesma linha, a ABIFINA realizou, também em novembro, a “Oficina de Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado”, no Museu de Arte do Rio. Além de discutir a legislação, os participantes fizeram uma oficina prática de navegação no Sistema de Gestão do Patrimônio Genético (SisGen).
Foi elaborado um relatório com sugestões de melhoria no sistema, encaminhado ao MMA. O evento foi promovido junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e L’Oréal Brasil.