O Conselho Administrativo da ABIFINA recebeu dois importantes convidados, que discorreram sobre suas áreas de atuação e as possibilidades de ampliar a parceria com a entidade. Victor Hugo Odorcyk, diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), participou da reunião de 19 de julho. Fernando Mendes, diretor de Autorização e Registro Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Diare/Anvisa), fez esclarecimentos e ouviu demandas do setor farmoquímico e farmacêutico no encontro de 16 de agosto.
Odorcyk, da Finep, falou sobre avanços e desafios da política brasileira de inovação. Ele revelou que a Finep terá uma linha de apoio a projetos de aquisição de bens e serviços que proporcionem absorção, incorporação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias, além da expansão das condições atuais de financiamento. Em longo prazo, os planos incluem a transformação da Finep em instituição financeira, a substituição do indexador de financiamento (de TJLP para TR) e a conversão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em fundo financeiro (veja mais na pág. 41).
O representante da Anvisa dedicou a maior parte de seu tempo a ouvir questionamentos dos associados sobre diferentes assuntos. Ele afirmou que pretende aumentar o diálogo com empresários e explicou a estratégia da agência para eliminar o passivo de processos sem análise, criando grupos de acordo com a situação do pedido. Pós-registro e recursos de processos também foram debatidos. Ele comemorou ainda o sucesso da iniciativa que permite aos servidores atuarem em regime de teletrabalho, que rendeu 20% de aumento na produtividade. O ponto alto da visita foi a sessão de perguntas e respostas.