REVISTA FACTO
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Jan-Mar 2017 • ANO XI • ISSN 2623-1177
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//Matérias

Novos mercados para a Ourofino Agrociência

Parcerias e investimentos em produtos e tecnologia fomentam a participação da empresa no agronegócio nacional.

Referência no segmento de defensivos agrícolas, a Ourofino Agrociência está em seu sexto ano de história oferecendo soluções efetivas para a lavoura e os produtores brasileiros. Com alto reconhecimento, a empresa não para de investir, inovar e ampliar a sua participação no mercado.

A mais recente novidade é o ingresso no segmento de biológicos por meio de um acordo de cooperação com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Assinada em dezembro, a parceria tem como objetivo desenvolver uma nova linha de produtos como bioinseticidas, bioherbicidas, biofungicidas, entre outros.

“A Ourofino Agrociência será a contraparte da Embrapa na formulação de produtos biológicos para que cheguem rápido ao mercado e com capacidade de atender às necessidades dos produtores nacionais de forma sustentável”, destaca Norival Bonamichi, presidente da Ourofino Agrociência, que reforça ainda a importância do manejo integrado de pragas (MIP).

O acordo de cooperação biológica encurtará o caminho entre laboratório e campo e tem como proposta transformar ciência em riqueza para o agronegócio. Para isso, a empresa brasileira desenvolverá formulações adequadas à condição climática local, que registra altas temperaturas e grande pressão de pragas e doenças, além de insolação e outros fatores característicos que fazem do Brasil um país único.

“Além de oferecer produtos nacionais com características nativas e efetivas, entramos nesse mercado pelo crescimento exponencial dos últimos anos”, diz Norival. De acordo com dados da Dunham Trimmer (Farm Chemicals International), o mercado de biológicos cresceu entre 2007 e 2015 mais de 300%, avaliado em cerca de US$ 2 bilhões. No Brasil, o segmento correspondia em 2014 a US$ 113 milhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).

Velpar K E Advance

Paralelamente, a Ourofino Agrociência cresce também no setor canavieiro. Recentemente, a empresa incrementou o portfólio com a compra de quatro marcas de herbicidas para a cana-de-açúcar. Entre as soluções envolvidas no negócio estão o Velpar K, o Advance, bem como seus clones comerciais, Confidence e Rancho, em um acordo que prevê a produção e comercialização exclusiva dos produtos.

A estratégia busca o protagonismo no segmento canavieiro e a aquisição possibilita ampliar o acesso a um dos principais mercados do agronegócio brasileiro. O Velpar K é um produto de destaque no setor sucroenergético há mais de 35 anos, ocupando a liderança no mercado de herbicidas para a cultura. “A solução apresenta elevada seletividade para a cana, qualidade da formulação WG [termo utilizado para o tipo de formulação em grânulos dispersíveis] e flexibilidade no manejo integrado de plantas daninhas”, destaca Luciano Galera, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Ourofino Agrociência.

Investimentos

Hoje, a fábrica da Ourofino Agrociência é considerada uma das mais modernas do mundo no segmento de defensivos agrícolas. Instalada em uma área de 50 mil m², no cinturão químico do triângulo mineiro, a planta possui capacidade de produção de 120 milhões de litros por ano.

Entre 2015 e 2016, o complexo industrial recebeu investimento de aproximadamente R$ 43 milhões para aumentar as operações e a capacidade de produção. Uma das áreas contempladas foi a Unidade de Formulação Destinada à Suspensão Concentrada, que ampliou a fabricação de 40 mil litros/dia para 100 mil litros/dia, a fim de atender à demanda interna e incrementar a produtividade da empresa e de terceiros.

Já neste ano, a empresa inaugurará a Planta de Grânulos Dispersíveis para Herbicidas, com capacidade de produção de 8 milhões de quilos/ano. O espaço obteve R$ 12 milhões em investimentos e será responsável pela formulação de novos produtos.

O presidente ressalta que o rápido desenvolvimento se deve à experiência dos colaboradores, atentos aos detalhes e necessidades de toda a cadeia produtiva e também à qualidade da produção. “É uma união de fatores. Estamos presentes no campo, trabalhando lado a lado com os produtores e, assim, conseguimos obter soluções efetivas para a demanda nacional. Na indústria, lidamos com os melhores profissionais para elaborar e renovar o portfólio e oferecer soluções com tecnologia de ponta aplicada”, diz.

Inovação aliada à qualidade são os princípios que movem a Ourofino Agrociência, e a contribuição para o crescimento do mercado nacional é permanente. A modernidade e o diferencial dos ativos são sentidos no dia a dia pelos agricultores nacionais. “A principal característica da Ourofino Agrociência é a inovação. Trabalhamos com alta tecnologia e procuramos evoluir sempre para ofertar as melhores soluções para as culturas”, reforça Norival Bonamichi.

Como consequência, a Ourofino Agrociência cresce em market share e faturamento. Em 2015, a receita da empresa subiu 63% frente a 2014, atingindo um faturamento líquido de R$ 468 milhões, EBTIDA de R$ 66,7 milhões (14,2% da receita líquida) e um lucro final de R$ 28,1 milhões (6% da receita líquida). Além da eficiência dos produtos e reconhecimento do mercado, para atingir esse resultado, algumas ações foram tomadas, tais como a mudança da estratégia de vendas, focando em diluição de custos fixos, melhorias de processos, redução de despesas, bom relacionamento com clientes e redução de necessidade de capital de giro.

Atualmente a Ourofino Agrociência possui 23 produtos em comercialização, entre herbicidas, fungicidas e inseticidas. Para 2017, mais dez formulações inovadoras estão previstas, além de parcerias tecnológicas e diferenciadas para a agricultura brasileira.

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