Desafios regulatórios
O Conselho Administrativo da ABIFINA iniciou os trabalhos do ano discutindo os desafios regulatórios para o complexo industrial da química fina brasileira. O convidado da primeira reunião, no dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro, foi Ivo Bucaresky, ex- -diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para ele, é preciso analisar o regulatório sanitário sob dois aspectos: o impacto na indústria nacional e como barreira não tarifária nas negociações internacionais.
Superar os entraves
A anuência prévia da Anvisa em pedidos de patentes foi tema de audiência da ABIFINA com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O presidente do INPI, Luiz Pimentel, e a diretora substituta de Patentes, Liane Lage, receberam os vice-presidentes da entidade, Nelson Brasil e Reinaldo Guimarães. O grupo também debateu a demora nas publicações do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) e as regras para averbação de contratos de tecnologia.
Mapa da Indústria
O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, participaram da reunião do Fórum Nacional da Indústria, no dia 17 de fevereiro, em São Paulo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou o Mapa Estratégico 2017-2022 e os temas prioritários para este ano. A reunião também validou a pauta mínima da Agenda Legislativa 2017, que teve contribuições da ABIFINA, selecionadas a partir dos principais projetos que impactam os setores que a entidade representa.
Posse 1
A primeira mulher presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, assumiu o cargo no dia 10 de fevereiro, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O 2° vice-presidente da ABIFINA, Reinaldo Guimarães, e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, acompanharam a cerimônia. “A posse de Nísia representa uma comprovação definitiva da importância da Fiocruz no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo”, avalia Guimarães.
Posse 2
Com a presença do presidente da República, Michel Temer, a nova diretoria da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) tomou posse no dia 14 de fevereiro, em Brasília. O vice-presidente do Segmento Agroquímico da ABIFINA, João Sereno Lammel, prestigiou a cerimônia, além de Norival Bonamichi e a diretora Thais Clemente, da associada Ourofino Agronegócio. A nova diretoria, com mandato de dois anos, tem como presidente o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que sucede o deputado Marcos Montes (PSD-MG).
Propriedade intelectual
Depois do primeiro encontro de 2017 no dia 1º de fevereiro, o Comitê de Propriedade Intelectual e o Grupo de Apoio Jurídico (GAJ) se reuniram em 6 de março. O Comitê recebeu a analista de patentes da Anvisa Jussanã Abreu, que apresentou sua tese de doutorado sobre prospecção tecnológica. O GAJ, por sua vez, apresentou a renovação do Contrato GAJ 2017 e o relatório de atividades.