A Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (GGMED/Anvisa) está realizando uma série de iniciativas visando a melhorar e acelerar a análise de processos. As novidades vão desde a implantação de um sistema de gestão da qualidade, passando pelo teletrabalho para aumentar a produtividade, até a publicação de um edital para desistência de registros de genéricos e similares, que conseguiu tirar da fila cerca de 200 expedientes. Porém, uma das mudanças mais importantes foi a reestruturação das filas de petições que aguardam análise da GGMED.
Conforme a gerente-geral Patrícia Andreotti apresentou ao Comitê Farmo da ABIFINA no dia 27 de janeiro, na sede da entidade, a alteração contemplou normas publicadas no ano passado, incluindo novas subdivisões e temas nessas filas de análise.
Por exemplo, da fila “Genérico, Novos e Similares” foi separada uma mais específica, de “Genéricos, Novos e Similares – Fármaco”. Com o objetivo de dar transparência ao trabalho da Anvisa, as filas podem ser consultadas no site.
Para a analista técnica da ABIFINA Marina Moreira, a reestruturação da fila de análise permite reduzir a espera pela concessão do registro e verificar os gargalos da Anvisa na avaliação.