Primeiro encontro do CIS
O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, participou do 1º Encontro Nacional do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, promovido no dia 8 de agosto pela Associação Brasileira dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), em Brasília (DF). As mudanças na regulamentação e na gestão das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) foram os principais pontos debatidos. No final do encontro, ficou definida a elaboração de um documento com as propostas.
Sob demanda
A ABIFINA ofereceu uma série de capacitações in company entre julho e agosto dentro do projeto “Oficinas para Capacitação de Recursos Humanos”. A associação ministrou palestras sobre inovação tecnológica na associada Blanver Farmacêutica. Em Farmanguinhos, unidade da Fiocruz, foram programados quatro workshops entre agosto e novembro sobre os temas gestão do conhecimento, inovação, análise da concorrência e design thinking. Um dos objetivos da Fiocruz é criar um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Desenvolvimento em saúde
Reinaldo Guimarães, vice-presidente da ABIFINA, abordou a política industrial em saúde no Seminário Dimensões do Desenvolvimento. O evento foi promovido em julho pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, em Juiz de Fora (MG).
Melhoria regulatória
A ABIFINA participou em agosto do lançamento do Plano Agro+, no Palácio do Planalto, com a participação do então presidente interino Michel Temer e do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O objetivo da iniciativa é promover a transparência, a melhoria regulatória e o comércio exterior no agronegócio. No mesmo dia, a ABIFINA esteve em reunião com o ministro Maggi para tratar dos entraves na área de defensivos agrícolas e, em 1º de setembro, no encontro da Comissão de Químicos para o Agronegócio, da Abiquim. A entidade foi representada nos eventos pelo vice-presidente Agroquímico, João Sereno Lammel.
Ainda ao longo do mês, a ABIFINA cumpriu uma extensa agenda de reuniões do setor de defensivos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Anvisa e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo principal foi apresentar a entidade e atualizar a pauta de discussão. Entre os temas, estão a priorização de registros, reavaliação agronômica de produtos para ferrugem-asiática, simplificação de registro para clones, reavaliação de ingredientes ativos e a recente consulta pública para avaliação de risco de agrotóxicos para abelhas.
Informação de pa tentes
Ana Claudia Oliveira, da Gerência Técnica e de Propriedade Intelectual da ABIFINA, apresentou em agosto o artigo acadêmico “Dados patentários: Aplicações para o aperfeiçoamento da política tecnológica em saúde no Brasil”, no I Seminário NUPPA – Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, promovido pelo Instituto de Economia da UFRJ.
Análise técnica
O Parecer de Análise Técnica da Empresa (Pate) é uma etapa imprescindível nas avaliações pós-registro de medicamentos e atualmente está em projeto-piloto, com intensas discussões na Anvisa para que sejam definidas as diretrizes para a elaboração do documento. A ABIFINA vem debatendo com a Alanac e o Grupo FarmaBrasil o possível encaminhamento de um pleito conjunto. A prorrogação de prazos de entrega de forma escalonada é uma das propostas. Na última reunião sobre o tema realizada pela agência, em 8 de setembro, também foi abordado o lançamento de um edital para as indústrias farmacêuticas manifestarem interesse em petições de registro que aguardam análise na fila de medicamentos genéricos e similares.
Agenda regulatória
A Anvisa recebeu no dia 15 de agosto, em Brasília, entidades do setor produtivo para discutirem a agenda regulatória. Comparando as agendas passadas, a analista técnica da ABIFINA Marina Moreira apontou quais temas avançaram, em número e complexidade, e quais deixaram de ser abordados. A entidade também sugeriu que assuntos como IFAs, medicamento de referência e inovação incremental sejam tratados com maior rapidez. O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, finalizou a apresentação informando que as câmaras setoriais serão retomadas para debater os problemas atuais. Já no dia 17 de agosto, a Anvisa recebeu as entidades representativas do setor de defensivos agrícolas também para debater os avanços e entraves da agenda regulatória 2015/2016, além de construir a nova agenda para o biênio 2017/2018. Estiveram presentes representando a ABIFINA Thaís Clemente, diretora do regulatório Agro, e Fernanda Costa, analista técnica.