Na Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.), inovação significa renovar-se todos os dias em prol das necessidades de seus clientes. Como fornecedora de catalisadores e aditivos para o processo de refino de petróleo, a empresa dispõe de um eficiente sistema tecnológico de pesquisa e desenvolvimento e detém a liderança em participação no mercado de catalisadores de craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) na América do Sul.
A empresa investe principalmente em inovações incrementais, buscando a melhoria contínua de seus produtos. Um exemplo é o aditivo MAXZOOM, destinado a aumentar a produção de propeno e a octanagem da gasolina. Por ter uma elevada concentração de cristais da zeólita ZSM-5, pode ser utilizado em menores quantidades que os aditivos convencionais. Com isso, o produto aumenta a rentabilidade das unidades de craqueamento catalítico (UFCC) de refinarias de petróleo.
Outro caso de sucesso é o FlexCool, considerado pelo mercado uma inovação radical. Trata-se de uma extensão tecnológica das famílias de catalisadores da FCC S.A. para folgar a operação da unidade, permitindo processar mais resíduo, superar limitações de temperatura do regenerador e aumentar a carga, sem investimento em equipamentos. Seus benefícios podem ser combinados com qualquer tecnologia oferecida pela FCC S.A.
Como ferramenta focada em inovação de produto, a empresa possui um sistema de inovação tecnológica, chamado ProFIT. Com ele, a FCC S.A. lança um novo produto por ano e reformula os produtos de seus clientes a cada 19 dias, em média.