A Nortec Química completará este ano seu projeto de expansão, iniciado em 2012. O plano da empresa é atender a demandas de mercados como o norteamericano e o europeu. Além disso, a nova infraestrutura permitirá duplicar a capacidade de produção e lançar novos produtos no âmbito das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), firmadas com o Ministério da Saúde. A Nortec está investindo aproximadamente R$ 80 milhões nas obras, com apoio do BNDES.
Em agosto, está prevista para entrar em operação a unidade destinada a fabricar produtos de médios volumes (U-230) e a realizar produção-piloto visando ao escalonamento (scale up). Outra unidade (U-280), que deve ser inaugurada em outubro, duplicará a capacidade de fabricação de produtos de grande volume. As novas plantas industriais se somam às três atuais, todas localizadas em Xerém, no Rio de Janeiro, totalizando cinco unidades de síntese independentes, aproximando-se dos maiores produtores de IFAs dos EUA, Itália, Alemanha e Índia.
A Nortec também finalizará este ano a duplicação da unidade de tratamento de efluentes, desenvolvida em parceria com a Coppe/UFRJ. E para melhor atender às Boas Práticas de Fabricação, a empresa concluirá novas instalações de apoio e vem treinando seus operadores, encarregados e engenheiros químicos com professores internacionais. A proposta da Nortec é conseguir a mesma excelência que tem na área de segurança: sua fábrica nunca registrou um caso de acidente com perda irreversível em mais de 30 anos de existência da empresa.