Desde que foi criada, em 2014, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) credenciou cerca de 20 instituições de pesquisa nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Com status de organização social, a Embrapii tem o objetivo de aumentar a inovação na indústria, ao diminuir o risco e o custeio do empresário.
A ABIFINA buscou entender o funcionamento da empresa para disseminá-lo entre seus associados. Para isso, o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, fez uma apresentação no dia 28 de março, no Rio de Janeiro, para o Conselho Administrativo da entidade. Ele explicou que, para ter acesso à estrutura, o interessado deve negociar seu projeto diretamente com uma unidade da Embrapii.
As vantagens são investimento compartilhado, recursos previamente disponíveis, agilidade nos contratos e oferta de instituições de pesquisa com competência em P,D&I. Além disso, a Embrapii não exige participação nos direitos de propriedade intelectual. Vale frisar: a empresa não apoia pesquisa básica, nem concede recursos para equipamentos ou bolsas de formação.