Apesar da ampla concorrência para as PDPs estabelecida com o marco, faltaram propostas para os seguintes produtos estratégicos: Micofenolato de Mofetila, L-asparaginase, Dactinomicina, stent arterial, grampeador cirúrgico, monitor multiparamétrico, conjunto de equipamentos de oftalmologia, máquina de hemodiálise e espirais de platina.
Atualmente, estão vigentes 89 PDPs, sendo 62 na fase II (quando se começa a implantar a PDP aprovada) e 27 na fase III (início do desenvolvimento do produto, transferência e absorção de tecnologia, além da celebração do contrato de aquisição do produto pelo MS). Estão em andamento ainda nove parcerias de pesquisa e desenvolvimento.
A Comissão Técnica de Avaliação (CTA) das PDPs propõe um plano de trabalho até dezembro de 2015, a ser aprovado pelo Comitê Deliberativo. Esse plano define as seguintes prioridades de análise: 1) PDPs em fase III que estão no prazo de vigência; 2) demais PDP em fase III; 3) PDPs de produtos biológicos em fase II; 4) propostas de projeto de PDP (fase I) de produtos biológicos; 5) demais PDPs em fase II; 6) demais propostas de projeto de PDP (fase I); 7) PDPs de pesquisa, desenvolvimento e inovação.