FITOTERÁPICO CONTRA ROTAVÍRUS
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolve o primeiro fitoterápico contra o rotavírus, que mata cerca de 610 mil crianças por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O medicamento levará extratos de gabiroba e cagaita, plantas do cerrado mineiro, e terá custo acessível para ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O produto está em fase de formulação para ser patenteado. E tem mais uma vantagem: a nova tecnologia é sustentável – o cultivo será feito pela técnica de micropropagação, que leva à rápida reprodução das plantas.
SPIN-OFF PARA DIAGNÓSTICO
O projeto de pesquisa do fitoterápico contra rotavírus é um dos 17 da Funed apoiados pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII), promovido pelo Sebrae Minas e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sectes). Esses projetos foram objeto do livro “PII – Programa de Incentivo à Inovação”, lançado em maio. Na cerimônia de lançamento, a Funed anunciou a criação de sua primeira empresa spin-off, a Onco Tag, que oferecerá, em parceria com a Biominas, exames de diagnóstico molecular para câncer de ovário.
CONTAMINAÇÃO POR FUNGOS
As micotoxinas – toxinas produzidas por fungos, com possível efeito cancerígeno em animais e humanos – podem estar presentes em grande parte dos alimentos ingeridos no nosso cotidiano, especialmente os grãos. Para identificá-las de maneira mais rápida, com menor custo e maior precisão, a Funed está desenvolvendo um novo método, dentro do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Alimentos (Progvisa), de Minas Gerais. O produto escolhido para os testes foi o fubá, altamente consumido pela família brasileira.
DIAGNÓSTICO DA DENGUE
Após quatro anos de pesquisa, a Funed e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) devem finalizar no meio de 2015 o desenvolvimento do kit de diagnóstico da dengue que oferece resultado em 20 minutos. A técnica usada é a imunocromatografia, em que uma pequena fita muda de cor se reagir à presença do vírus, de forma semelhante ao teste de gravidez. As instituições estimam entregar o protótipo até dezembro.