Localizado em Cravinhos, na região de Ribeirão Preto (SP), o complexo industrial da Ourofino Saúde Animal possui mais de 200 mil metros quadrados distribuídos em: indústria; laboratórios e administrativo; prédio de defensivos de uso animal – que são todos os ectoparasiticidas; fábrica de hormônios; fábrica de vacina contra febre aftosa; e uma nova fábrica de vacinas em construção. Além disso, há o espaço destinado ao lazer dos colaboradores, com refeitório, lago, campo de futebol, academia de ginástica e quadras. As instalações são próprias e estão entre as mais modernas da América Latina no segmento, atendendo a rigorosas normas locais e internacionais para a produção de medicamentos veterinários.
Fundada pelos amigos de infância Norival Bonamichi e Jardel Massari, em 1987, o objetivo inicial da Ourofino era distribuir insumos veterinários. O primeiro produto de fabricação própria foi o Trissulfin, para aves e suínos, que é comercializado até hoje. Entretanto, foram as soluções para bovinos que alavancaram a indústria. Após sua fundação, a empresa cresceu rapidamente e hoje é composta por 1.230 funcionários.
Atualmente, a linha de produtos da Ourofino atende às sanidades de bovinos, equinos, aves, suínos e animais de estimação. “Nosso portfólio é composto por mais de 120 itens especialmente desenvolvidos para os mercados em que atuamos”, afirma Dolivar Coraucci, CEO da Ourofino. “Estamos em constante evolução tecnológica, em um trabalho realizado por equipe multidisciplinar de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que inclui farmacêuticos, veterinários, químicos, biólogos, biotecnólogos, entre outros profissionais”, completa.
Nos anos 2000, a empresa ingressou no segmento de pequenos animais e, atualmente, concorre com as principais multinacionais deste nicho. Em 15 anos, a empresa adquiriu um amplo portfólio pet, contando com uma linha completa de anti-inflamatórios, antibióticos, produtos para tratamento dermatológico e otológico, desinfetantes, endoparasiticidas, ectoparasiticidas e suplementos alimentares.
Os produtos da Ourofino são distribuídos para todo o Brasil. A área comercial própria é formada por um grupo de 200 funcionários, entre representantes e vendedores técnicos altamente especializados, composto em sua grande maioria por médicos-veterinários. Entre seus clientes estão revendas, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais.
Desde 2010, a Ourofino atua também no mercado de imunobiológicos, com a fabricação da vacina contra a febre aftosa. O início da produção colocou a companhia em um grupo seleto no mercado veterinário brasileiro e mundial, já que são poucas as empresas que possuem potencial para produzir a vacina. A planta exclusiva é também uma das mais modernas da América Latina em biossegurança e processos, com capacidade de produção de 44 milhões de doses da vacina.
FÁBRICAS
O complexo industrial da Ourofino conta com cinco áreas de produção independentes, divididas por processos produtivos, de acordo com a sua forma farmacêutica, ou seja, independentemente do segmento do produto a divisão será pelo processo. As áreas são: a fábrica de comprimidos – exclusiva para pet; de sólidos; de líquidos; de injetáveis e uma para semissólidos. Além dessas, a planta ainda conta com uma fábrica separada para hormônios e outra para ectoparasiticidas.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Para o segmento de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D&I) foram investidos nos últimos três anos aproximadamente 6% da receita líquida da Ourofino, totalizando cerca de R$ 72 milhões no período.
Com equipe de 140 colaboradores, a área de P, D&I é também responsável pelo controle da sala em que ficam as câmaras que simulam as diferentes zonas climáticas, requeridas por normativas legais, onde os produtos da Ourofino são estudados antes da comercialização. Cada câmara possui temperaturas e umidades diferentes para garantir a estabilidade do produto antes de ser utilizado em campo.
IPO
Em 2014, a Ourofino Saúde Animal Participações S.A abriu capital na BM&FBovespa, no único IPO do ano no Brasil. As ações estão listadas no Novo Mercado, o ambiente de maior governança corporativa da Bolsa.
SOCIAL
A competitividade da Ourofino está também alicerçada fortemente em pessoas. A empresa investe em um ambiente de valorização, respeito e oportunidades.
A companhia se destaca ainda pelo forte senso de responsabilidade social. Entre os principais projetos desenvolvidos internamente estão o “Jovens de Ouro” e o “Cidadãos de Ouro”, que promovem atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de Cravinhos (SP).
Além dessas ações, a empresa possui o Programa de Incentivo ao Aperfeiçoamento Clínico (Piac), que é realizado pela Linha Pet da Ourofino em parceria com universidades brasileiras. O projeto consiste em distribuir gratuitamente medicamentos da Linha Pet da empresa para auxiliar no tratamento dos animais nos hospitais veterinários das faculdades.
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Em dezembro de 2014, Norival Bonamichi, um dos fundadores da Ourofino, figurou entre os 100 Mais Influentes do Brasil, pela revista Época.
Norival também recebeu destaque entre as 100 personalidades mais influentes do agronegócio, listadas na edição comemorativa de dez anos da revista Dinheiro Rural.
A Ourofino foi eleita, em 2014, pelo segundo ano consecutivo, uma das cinco melhores empresas do setor farmacêutico para se trabalhar no Brasil, pelo guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da revista Você S/A. Esta foi a oitava vez que a empresa esteve presente no ranking.
Também recebeu o título de “Melhores Empresas para Trabalhar”, da Época, com classificação entre as 25 principais empresas do Brasil, na categoria “Grandes Empresas” (com mais de mil funcionários). A premiação de 2014 foi a sétima da empresa no guia.
Em 2014, a empresa recebeu o troféu Nelore de Ouro, uma das principais premiações da pecuária, na categoria Excelência no Agronegócio.
Pelo sexto ano consecutivo, a Ourofino recebeu em 2014 o Troféu Touro de Ouro. A premiação é promovida pela AG Revista do Criador e elege, por voto popular, as marcas mais lembradas em todas as fases da pecuária.
Em 2013, o projeto “Jovens de Ouro” rendeu à Ourofino o Troféu Curuca de Sustentabilidade, concedido pela revista Feed&Food. Em 2011, a empresa também recebeu, pelo mesmo programa, o prêmio de responsabilidade social “Produz Brasil”.
Em 2013, Marcus Rezende, diretor-técnico de Saúde Animal, foi eleito o Profissional da Indústria de Insumos, e Thales Vechiato, coordenador-técnico de Saúde Animal, recebeu o prêmio Agrotalento 2013, que reconhece os destaques da pecuária brasileira com idades entre 25 e 45 anos. As duas homenagens foram promovidas pelo BeefPoint, o principal portal nacional de notícias de bovinos de corte.
A Ourofino foi premiada como a empresa mais admirada do setor de medicamentos veterinários em pesquisa realizada pela revista Carta Capital em 2010.
A Ourofino conquistou a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Grande Empresa, em 2005.
O crescimento sustentável e o espírito empreendedor de Norival Bonamichi trouxeram a conquista do prêmio Empreendedor do Ano 2004, organizado pela Ernst & Young, o primeiro do agronegócio a conseguir tal façanha. Ele venceu 140 concorrentes e foi para Mônaco disputar o título mundial com empresários escolhidos em 32 países dos cinco continentes.