Entidades do setor farmacêutico completaram as rodadas de discussão sobre a Consulta Pública (CP) nº 18/2015, que trata das mudanças no pós-registro e cancelamento de registro de medicamentos pela Anvisa. Esta CP revisa a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 48/2009.
Foram encaminhadas para a Anvisa as contribuições, reunidas junto aos associados da ABIFINA, Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) e Grupo FarmaBrasil. A terceira e última reunião das entidades aconteceu no dia 23 de abril, em São Paulo, sendo a ABIFINA representada pela analista técnica Marina Moreira.
Ao longo de abril, o tema foi intensamente debatido. Com o corpo social, a discussão se deu no âmbito do Comitê Farmo. Com as demais entidades, ocorreram reuniões técnicas para estudar os pontos críticos da norma proposta. E com a Anvisa, encontros foram promovidos para harmonizar os conceitos dispostos na consulta pública, além de avaliar de que forma a norma impactaria nas atividades das empresas.
A ABIFINA vinha debatendo o tema desde março, quando participou de reunião com dirigentes da Anvisa. Com a Alanac e a Farmabrasil, a ABIFINA estudou pontos a serem harmonizados entre as entidades para consolidar um pleito único relacionado à consulta pública.