REVISTA FACTO
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Jan-Mar 2015 • ANO IX • ISSN 2623-1177
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//Artigo

OUROFINO AGROCIÊNCIA: UMA EMPRESA BRASILEIRA REFERÊNCIA NO MERCADO E QUALIDADE CERTIFICADA

No ano em que completa seu quinto aniversário, a Ourofino Agrociência comemora o fato de que em poucos anos já é considerada por seus clientes e parceiros referência no mercado de defensivos agrícolas. Além disso, orgulha- se de ser uma empresa 100% brasileira, que foi idealizada por dois empreendedores, Norival Bonamichi e Jardel Massari, ambos naturais de Inconfidentes (MG), um distrito da cidade de Ouro Fino (MG), que dá nome à companhia.

Atualmente, a Ourofino possui uma das mais modernas fábricas de defensivos agrícolas da América Latina, além de uma estação experimental onde são desenvolvidas suas soluções em produtos. A empresa está presente em todo o país, com uma equipe comercial e técnica altamente capacitada.

Localizada na cidade de Uberaba (MG), possui uma fábrica com capacidade de produção de até 100 milhões de litros/ano. São 40 mil m² de área construída, com equipamentos modernos e ambiente automatizado. Além disso, seu Sistema de Gestão Integrada conquistou todas as certificações que garantem alta confiabilidade em todos os processos: Inmetro em Boas Práticas de Laboratórios (BPL) para estudos de resíduos em vegetais, ISOs 9001 (garantia da qualidade) e 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (segurança).

No município de Guatapará (SP), outra unidade da Ourofino Agrociência ganha destaque. Trata-se de um Centro de Pesquisa Agronômica, certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O centro está localizado em uma fazenda experimental onde são testadas e desenvolvidas todas as soluções da Ourofino, que posteriormente estarão no campo atendendo, com eficiência, às necessidades de clientes em todo o Brasil. Através desta unidade de pesquisa já foram colocados no mercado 16 produtos e nos próximos anos, com novos lançamentos, a Ourofino deve chegar a quase 50 produtos, podendo assim oferecer uma solução completa a seus clientes, com produtos diferenciados.

Após quatro anos de existência, a Ourofino também comemora o fato de já estar presentes comercialmente em todo o território nacional. Com uma equipe comercial em expansão, hoje a companhia conta com mais de 60 engenheiros agrônomos. Toda essa equipe comercial é suportada por mais de 270 profissionais, localizados nas unidades de Uberaba (MG), Guatapará (SP) e Ribeirão Preto (SP), onde está a sede administrativa da empresa.

CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO, POSICIONAMENTO DA MARCA E MAIOR APROXIMAÇÃO AOS PRODUTORES RURAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EMPRESA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Mesmo com tantas conquistas realizadas em apenas quatro anos de existência, a Ourofino não para de investir no seu crescimento e consolidação no mercado. Esse crescimento está fundamentado, além do desenvolvimento de novos produtos, no desenvolvimento de soluções que garantam uma diferenciação da empresa frente ao mercado. Para isso, um trabalho de reposicionamento de marca e de maior aproximação junto a seus clientes vem sendo desenvolvido, visando atingir aos objetivos propostos pela companhia.

Um exemplo disso é a campanha institucional que a Ourofino lançou no final do ano passado, com o objetivo de posicionar sua marca no mercado para os próximos anos. Com o slogan “O mundo espera o que você produz. A gente produz o que você espera”, a empresa pretende se aproximar ainda mais de seu principal público, os agricultores.

O projeto, que teve início no primeiro trimestre de 2014, foi totalmente desenvolvido pela equipe interna de marketing da companhia. “O resultado é uma releitura das possibilidades de aplicação da marca e uma nova maneira de apresentar nossa identidade e nossos valores aos clientes e parceiros”, afirma o engenheiro agrônomo Everton Molina Campos, gerente de Marketing e Inteligência Competitiva da Ourofino.

Segundo Jurandir Paccini, presidente da empresa, o nome Agrociência representa a união da terra e do solo em que são produzidos os alimentos com a tecnologia empregada na fabricação dos produtos. “A essência da marca está fundamentada em dois pilares: ‘pés no chão’, relacionado à proximidade aos clientes, parceiros e colaboradores, e ‘olhar para o futuro’, que representa a busca por inovação e novos caminhos para o desenvolvimento”, conta Paccini. “Juntos, esses pilares conceituais mostram como deve ser nossa maneira de trabalhar e de se comunicar com o mercado”, finaliza.

Peças publicitárias, vídeos e anúncios estão sendo veiculados em jornais, revistas e programas de TV relacionados ao agronegócio. Representantes da Ourofino Agrociência também estão apresentando o reposicionamento da marca reformulada em feiras e eventos do setor.

APOIO AO PRODUTOR

Uma das estratégias da nova fase da Ourofino Agrociência é estreitar o relacionamento com os produtores rurais em ações promovidas pela empresa. Como exemplo do que tem sido realizado, destaca-se o site “Operação Helicoverpa Aqui Não” (www.ohan.com.br), mantido pela Ourofino para prestação de informações atualizadas sobre a praga Helicoverpa armígera, que tem afetado plantações de soja, algodão, entre outras.

O AgroEncontro (www.agroencontro.com.br), cuja segunda edição será realizada em abril e será dedicada à cana-de-açúcar, é mais uma iniciativa da empresa neste sentido. Em 2014 o evento reuniu na fazenda experimental mais de 400 profissionais do setor para discutir tendências e novas tecnologias para o cultivo de cana-de-açúcar. “Devido ao sucesso do evento, o AgroEncontro 2015 deve receber aproximadamente mil profissionais em quatro dias” afirma Molina Campos. “O evento foi uma excelente oportunidade de aproximação de nossos clientes e apresentação dos nossos produtos, mas o foco foi principalmente levar tecnologia aos profissionais do setor”, complementa o engenheiro agrônomo. Outros encontros devem ser realizados em breve, dedicados a diferentes cultivos. “Vamos conversar com algumas empresas parceiras e trabalhar para termos eventos semelhantes em outras culturas e localidades do país”, afirma Molina Campos. Organizado pela Ourofino, o AgroEncontro conta também com a participação de empresas parceiras.

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