Renato Porto, diretor de Regulação Sanitária (Direg) da Anvisa, recebeu a ABIFINA no dia 25 de fevereiro para discutir a RDC 60/2014, que trata da concessão e renovação do registro de medicamentos com princípios ativos sintéticos e semissintéticos, classificados como novos, genéricos e similares. A entidade apontou as dificuldades relacionadas à norma listadas por seus associados, indicando os pontos com necessidade de esclarecimento.
No dia seguinte, a Diretoria Colegiada (DICOL) da Anvisa se reuniu para tratar do tema. A ABIFINA defendeu ativamente na ocasião o posicionamento construído junto a seu quadro social sobre o tema, o que contribuiu para a decisão final da agência de incluir a apresentação de justificativa técnica quando estiverem faltando documentos em lotes fabricados antes da vigência da RDC 60/2014. Além disso, ficou definida a harmonização dos processos internos da agência para a obtenção dos dados necessários ao processo de concessão ou renovação de registro.
A analista técnica Marina Moreira representou a ABIFINA nas duas reuniões, tendo sido acompanhada na primeira de Gabriela Correa, diretora de Assuntos Regulatórios da Blau, e Luis Fernando Martins, gerente de Operações e Validação do Aché.