PARCERIA DE PONTA
A Ourofino e a Universidade Católica de Brasília (UCB) firmaram em novembro acordo de transferência de tecnologia de um antibiótico produzido a partir de amostras da bactéria Paenibacillus elgii ourofinensis que pode tratar a salmonelose aviária. Após a licença, a Ourofino espera disponibilizar o produto para o mercado dentro de dois anos.
Presente no solo do cerrado, a bactéria estudada produz um peptídeo natural e biodegradável eficaz que não causa danos à saúde da ave nem deixa resíduos na carne. A UCB e a Ouro Fino pediram a patente no Brasil em 2009 e no exterior em 2011. Pela parceria entre as duas instituições, a Ourofino comercializará a fórmula do medicamento e pagará royalties à UCB.
Cerca de R$ 800 mil foram investidos pela empresa Ourofino em bolsas de doutorado e de iniciação científica. Já o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) permitiu a aquisição de fermentadores de grande porte para o cultivo da bactéria em grandes volumes, o suficiente para os testes de campo.
PERSONALIDADE DE SUCESSO
As 100 personalidades mais influentes do agronegócio foram destaque na edição comemorativa de dez anos da revista Dinheiro Rural. Entre elas está Norival Bonamichi, sócio-fundador da Ourofino Saúde Animal, na categoria “Proteção de cultivos/animais, fertilizantes e insumos”. Em 1987, o empresário, junto a seu amigo de infância Jardel Massari, criou a Ourofino e a tornou uma das maiores empresas do País no setor, hoje com mais de 1.300 funcionários.