Atualmente, as indústrias farmacêuticas, cosméticas e químicas possuem grandes desafios. Os três maiores são o fortalecimento do elo farmoquímico nacional na cadeia produtiva, o aumento da capacidade inovativa das empresas em direção a moléculas inovadoras e a entrada dessas empresas no desenvolvimento de rotas produtivas biotecnológicas. O enfrentamento desses desafios inclui várias dimensões ligadas ao metabolismo de cada empresa, ao ambiente regulatório e de propriedade intelectual, bem como às políticas industrial e de saúde.
Para serem enfrentados, esses desafios requerem um aprofundamento da capacitação técnica, haja vista a crescente complexidade do ambiente produtivo e regulatório que envolve aquelas dimensões. É nesse contexto que são necessários projetos de capacitação tecnológica para as empresas farmoquímicas e farmacêuticas.
O programa de capacitação tecnológica para empresas associadas da ABIFINA, aprovado pelo MCTI, será constituído de um conjunto de oficinas em áreas/temas que fundamentam o desenvolvimento de atividades de P,D&I, notadamente nas empresas, tais como: prospecção tecnológica, propriedade intelectual, inteligência competitiva, inovação, P&D de produtos oriundos da biodiversidade (fitoterápicos, fitocosméticos e nutracêuticos) e ferramentas da inovação tecnológica aplicadas às empresas.
As palestras e cursos concebidos pelo programa serão gratuitos para as empresas associadas. As oficinas visam a desenvolver uma compreensão mais ampla e objetiva do processo de inovação e das diferentes perspectivas do processo dinâmico de gestão do conhecimento como parte da estratégia das organizações, abordando novos parâmetros para o desenvolvimento de produtos inovadores – com a compreensão das diferentes etapas e áreas do conhecimento que são envolvidas no processo de validação científica e desenvolvimento tecnológico, bem como a discussão de políticas públicas e aspectos jurídicos relacionados à área de propriedade intelectual.
A primeira oficina, realizada no dia 26 de março, teve como tema as oportunidades através da pesquisa em Propriedade Intelectual: “Learn by doing” e “learn by research”. O Programa realizará 24 oficinas em 2014 e 2015. O cronograma abaixo apresenta as 12 oficinas previstas para 2014. O cronograma de 2015 será fornecido posteriormente, de acordo com sugestões das empresas associadas.
TEMAS E DATAS DAS OFICINAS 2014
1 Oportunidades através da pesquisa em propriedade intelectual: “Learn by doing” e “Learn by research”.
26/03/2014 (quarta-feira)
2 Ferramentas para Inovação: técnica de brainstorming aplicada à indústria e ICTs, técnicas de questionamentos de suposições para inovação e técnica de scamper aplicada à indústria, NITs.
16/04/2014 (quarta-feira)
3 Prospecção tecnológica de documentos de patentes e documentação científica.
21/05/2014 (quarta-feira)
4 Inovação Tecnológica e a Lei do Bem: incentivos fiscais para P&D.
11/06/2014 (quarta-feira)
5 Redação de patentes.
23/07/2014 (quarta-feira)
6 Gestão integrada do conhecimento: suas interfaces para o incremento e a sustentação da Inovação.
21/08/2014 (quinta-feira)
7 Valoração de tecnologias nas áreas Farma e Biotec.
10/09/2014 (quarta-feira)
8 Aspectos regulatórios de produtos veterinários.
25/09/2014 (quinta-feira)
9 Logística farmacêutica.
15/10/2014 (quarta-feira)
10 Aspectos regulatórios para produção farmacêutica.
30/10/2014 (quinta-feira)
11 Boas Práticas de licenciamento e tech transfer.
13/11/2014 (quinta-feira)
12 Pesquisa clínica como fonte de novos produtos: fator chave no bom planejamento de desenvolvimento.
03/12/2014 (quarta-feira)