Intercambialidade, rastreamento na cadeia dos produtos farmacêuticos, logística reversa, venda sob prescrição e registros. Essas são algumas das agendas incorporadas pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria 185/2014, dedicado a avaliar os impactos de normas e medidas regulatórias relacionadas à política de medicamentos. Já em operação, o GT se reuniu no dia 19 de março, no Ministério da Saúde (MS), para apresentar os resultados da Consulta Pública nº 01/2014, que estabelece medidas a serem adotadas junto à Anvisa para a intercambialidade de medicamentos similares com os de referência.
O grupo relatou ainda as últimas informações sobre o tema de logística reversa de medicamentos e sobre o Comitê Gestor de Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. A ABIFINA foi representada pelo diretor de Relações Institucionais Odilon Costa, membro titular da entidade no GT.
Em fevereiro, a ABIFINA participou da reunião do Grupo por meio do presidente Ogari Pacheco e de Odilon Costa. Com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o encontro foi conduzido pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, Carlos Gadelha, e o diretor–presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.