PDP PARA TRANSPLANTE
O Ministério da Saúde (MS) prevê para 2014 novos investimentos na indústria brasileira e a ampliação da lista de equipamentos, medicamentos e materiais ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da criação de novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Um dos acordos envolve o Instituto Vital Brazil (IVB) e o laboratório privado Institut Georges Lopez (IGL) para padronizar a qualidade e ampliar o acesso à solução usada para preservar órgãos destinados a transplante, para a qual existem poucos produtores mundiais.
Ao todo serão firmadas com diferentes laboratórios e empresas 15 novas parcerias para produção nacional de 15 equipamentos e quatro medicamentos. Com isso, o MS aumentará para 97 os itens desenvolvidos no País, o que deve gerar, em cinco anos, uma economia de R$ 5,5 bilhões aos cofres públicos. Isso reduzirá os gastos com importação para 14% a 25%, dependendo do produto.
Outros itens que serão produzidos pelas PDPs são a vacina HPV e a dTpa (difteria, tétano e coqueluche), assim como o medicamento Biotina e o Citrato de Sildenafila. Entre os equipamentos que serão produzidos, estão dois para hemodiálise (filtro dialisador e máquina).
A economia com a produção nacional permitiu que o Ministério da Saúde ampliasse em 156% a lista dos produtos considerados estratégicos para o SUS, entre eles, vacinas, antirretrovirais, medicamentos oncológicos, fármacos para doenças negligenciadas e os de alto valor tecnológico, como os produtos biotecnológicos.
Com as novas PDPs, a lista de produtos para o SUS passará de 118 para 303: 187 medicamentos e 116 equipamentos que apoiam o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.
INCENTIVO ÀS CIÊNCIAS
O IVB dedicou a última semana de novembro à sua Jornada de Iniciação Científica, evento que divulgou trabalhos desenvolvidos por estagiários e bolsistas da instituição, ressaltando a importância do incentivo à pesquisa desde o início da formação profissional. Com uma programação multidisciplinar, profissionais e pesquisadores puderam compartilhar, no decorrer da semana, experiências com jovens que iniciam na carreira científica.
Além da Jornada de Iniciação Científica, o IVB realiza uma série de ações e eventos de incentivo à pesquisa nas diferentes fases de formação profissional. Um exemplo é o projeto Jovem Cientista, que visa oferecer condições a alunos de escolas públicas com interesse pelas ciências a se desenvolverem e seguirem carreiras ligadas à área.
EXPEDIÇÃO SAÚDE
Em novembro, o Instituto Vital Brazil participou da 25a Expedição – Amazonas (AM), com o fornecimento de testes rápidos em papel de filtro para HIV, sífilis, hepatites B e C, toxoplasmose, malária, leishmaniose, bilirrubina, entre outros, além de soros antiofídicos.
O evento é organizado pela Associação Expedicionários da Saúde, que contou com a participação do IVB em outras ações. Em abril, o IVB ofereceu treinamento sobre como lidar com animais peçonhentos, e fez doações de soros e papel de filtro para análise laboratorial.
A Associação Expedicionários da Saúde é uma organização não governamental que reúne médicos voluntários em expedições que levam medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas da Amazônia brasileira. A ONG já realizou mais de 20 expedições e 3 mil cirurgias, tendo a parceria de empresas na forma de doações financeiras, de serviços e de materiais.