REVISTA FACTO
...
Out-Dez 2013 • ANO VII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Editorial

O REAL SIGNIFICADO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

“A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização (…) tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do país”

Não existe um direito natural à propriedade intelectual. E bens intangíveis – como o conhecimento – têm características distintas de bens materiais. Na sua origem, no século XVI, a proteção à propriedade intelectual visava incentivar inventores a colocar produtos inovadores no mercado para melhor satisfazer as necessidades sociais de um determinado país. Tratava-se, pois, de um mecanismo político objetivando a proteção aos inventores para acelerar o desenvolvimento via colocação no mercado de novos produtos. Essa visão, adotada pela maioria dos países, foi incorporada ao único tratado internacional que tratava da matéria até o final do século passado – a Convenção da União de Paris (CUP). Essa Convenção valia-se do tratamento nacional, em que os países signatários eram livres para oferecer aos inventores as condições de proteção que julgassem convenientes, embora não pudessem discriminar quanto à origem dos inventores – nacionais ou estrangeiros.

Os Estados Unidos seguiram uma filosofia diferente, aproximando a proteção concedida aos bens intangíveis daquela ofertada a bens materiais, ou seja, para eles o fundamental era a proteção aos direitos do inventor. O conflito entre estas duas visões persiste até hoje e esteve subjacente a todas as revisões feitas na CUP

No inicio dos anos 70, a administração da CUP passou para a Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), criada para esse fim no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Estados Unidos continuaram pressionando para que a OMPI adotasse regras harmonizadas para conceder patentes a que todos os países deveriam obedecer, mas sem sucesso diante da resistência oferecida por países em desenvolvimento. Diante disso, mudaram a estratégia procurando associar proteção à propriedade intelectual como uma possível barreira ao crescimento do livre comércio internacional, levando as discussões sobre propriedade intelectual da OMPI para uma organização relacionada ao comércio.

Após a segunda guerra mundial, o Conselho Econômico e Social da ONU sugeriu a criação de uma Organização Internacional do Comércio (OIC), destinada a regular o comércio entre nações, sendo em decorrência assinado em 1948 um Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), ao qual aderiram 23 países, sendo dez em desenvolvimento – incluso o Brasil. O GATT seria um acordo provisório até que a OIC fosse organizada, mas ficou permanente, pois a OIC nunca foi aprovada porque os Estados Unidos temiam que um órgão internacional pudesse ameaçar sua liderança nos fluxos internacionais de comércio.

Com o fracasso na criação da OIC, a atuação do GATT ficou até meados da década de 1980 restrita às negociações sobre tarifas. Em 1986 foi lançada a 8ª rodada de negociações do GATT – Rodada Uruguai, tendo os EUA finalmente anuído com a criação de uma Organização Mundial do Comércio (OMC), desde que essa organização envolvesse não apenas o comércio de bens (GATT), mas também serviços (GATS), investimentos (TRIMS) e propriedade intelectual (TRIPS), além de outros acordos específicos para regulamentar solução de controvérsias, medidas antidumping etc. Caberia, então, à OMC garantir a aplicação dos citados acordos.

Sob forte pressão de mega empresas da área farmacêutica, de entretenimento e de comunicação, os Estados Unidos e alguns países desenvolvidos da Europa e o Japão procuraram incluir no acordo TRIPS regras harmonizadas bastante rígidas, estendendo os conceitos de patentabilidade, duração da proteção, extinção da caducidade e licenças compulsórias, entre outros. A reação dos países em desenvolvimento foi bastante forte e o acordo final alcançado, por inspiração de Arthur Dunkell, então diretor geral do GATT, incluiu no texto de TRIPS flexibilidades destinadas a preservar a possibilidade de desenvolvimento de países retardatários.

Na Carta Constitucional de 1988, no tocante à Propriedade Industrial, foi estabelecido pelo Art. 5º, alínea XXIX, que “a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização (…) tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País”. Noutras palavras, a propriedade intelectual, na forma definida pela Constituição brasileira, nada mais é do que um instrumento de política pública dedicada ao desenvolvimento econômico e social do País, sendo mantido o Código da Propriedade Industrial vigente no país desde 1971.

A internalização desse acordo TRIPS na legislação brasileira ocorreu pela edição da Lei 9.279/1966 que, no entanto, não usou integralmente daquele acordo internacional.

As seguintes matérias foram colocadas na nova Lei de Patentes brasileira, sem encontrar abrigo no acordo TRIPS: possibilidade de ampliação produtos farmacêuticos ou agroquímicos.

Ainda não satisfeita, a Big Pharma a partir de 1996, levou o governo dos Estados Unidos a defender, no âmbito do Acordo de Livre Comércio pelos Estados Unidos nessa área.

Devido às reações por parte dos países em desenvolvimento no âmbito da OMC, os norte-americanos abandonaram as negociações multilaterais. qual têm aderido alguns países dessa área geográfica.

Nesse contexto, alguns países em desenvolvimento, como Argentina, Índia, Tailândia e Malásia, adotaram uma estratégia radicalmente oposta, discussão dessa matéria.

Nesse cenário, a primeira reivindicação de TRIPS Plus está relacionada ao que é patenteável (artigos 10 e 18 da lei brasileira). adiantados reconhecem integralmente.

O segundo objetivo diz respeito às condições de patenteabilidade, em que se aplicam critérios fracos de análise, especialmente restringida, bloqueando o lançamento de produtos genéricos.

A terceira demanda TRIPS Plus está relacionada à possibilidade de extensão do prazo da patente em função da demora em conceder por parte Judiciário nacional.

Dados proprietários são geralmente tratados no mundo por legislação independente e não interferem nas legislações de patentes. As recomendações de TRIPS são vagas quanto a essa matéria, pois apenas é recomendado que tais dados sejam protegidos. Nessa área, os EUA fixaram os prazos de proteção e estabeleceram o chamado linkage, atribuindo à agência responsável pela liberação do comércio de produtos farmacêuticos e agrícolas (FDA) também a tarefa de examinar se o produto submetido ao registro sanitário estaria infringindo algum direito patentário, caso em que o registro não seria concedido. Aí se insere mais uma medida tipicamente TRIPS Plus.

Pelo cenário acima apresentado verifica-se que pairam sérias ameaças ao sistema patentário, como é definido pela Constituição brasileira: instrumento para o desenvolvimento econômico e social do País. Se por um lado a correta aplicação do sistema constitui importante instrumento de política para o desenvolvimento, o desvirtuamento do mesmo pode resultar em um grande impedimento ao soberano processo de crescimento econômico e social do País.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Membro do Conselho Consultivo da ABIFINA.
Nelson Brasil de Oliveira
Nelson Brasil de Oliveira
Vice-presidente de Planejamento Estratégico da ABIFINA.
Reinaldo Guimarães
Reinaldo Guimarães
2º vice-presidente da ABIFINA.
O REGULATÓRIO SANITÁRIO EM BIOTECNOLOGIA
Anterior

O REGULATÓRIO SANITÁRIO EM BIOTECNOLOGIA

Próxima

Fiocruz assina acordo que permitirá produção de vacina contra catapora