INOVAÇÃO EM QUÍMICA
O Senai e a Firjan estão desenvolvendo o plano de atividades do Instituto Senai de Inovação em Química Aplicada (ISI). Para isso, o engenheiro Georg Weinberg se reuniu com representantes da ABIFINA para levantar sugestões das empresas do complexo industrial da química fina. Os pontos que merecem maior atenção, segundo Weinberg, são os processos e os extratos da biodiversidade.
Estiveram presentes na reunião o 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil; a gerente técnica da entidade, Ana Claudia Oliveira; Antônio Carlos, da Cristália; Gabriela Padilha e Marilene Carvalho, da Firjan; Luiz Roberto Pietroluongo, da FCC; José Barros da Fiocruz e Roberto Moreira, do Instituto Vita Nova.
LIVRO ABORDA LEGISLAÇÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou em novembro o livro “Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: implementação da legislação de acesso e repartição de benefícios no Brasil”. A obra conta com 30 textos com diferentes visões sobre o tema, escritos por 40 autores, entre eles representantes da academia, órgãos federais, empresas, comunidades tradicionais e organizações não governamentais.
Um dos artigos é da gerente técnica da ABIFINA, Ana Claudia Dias de Oliveira, intitulado “Os dez anos da Medida Provisória nº 2.186- 16, de 2001, e as consequências para as indústrias nacionais de fitoterápicos”. O livro já está disponibilizado no site da SBPC em formato eletrônico (ePub e PDF).
COMÉRCIO INTERNACIONAL
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac) realizaram no dia 5 de novembro, em Brasília, o 1º Seminário sobre Comércio Internacional. O evento reuniu especialistas mundiais para abordarem temas como cadeias globais de valor e política comercial, o Brasil nos novos acordos de comércio e a agenda da OMC. A ABIFINA esteve presente no evento com a assistente técnica, Fernanda Costa.
MEDICAMENTOS NO BRASIL
O V Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso e Inovação discutiu, no início de novembro, em Brasília, a produção e o acesso a medicamentos estratégicos. Também estiveram em destaque os desafios para o desenvolvimento e a produção dos medicamentos considerados de alto valor agregado no País. A ABIFINA foi representada no evento por Marina Moreira, trainee da área técnica.
BIODIVERSIDADE
Glauco Villas-Bôas, do NGBS/Farmanguinhos, foi o convidado do Comitê de Biodiversidade em novembro. Na reunião, Glauco apresentou a inovação a partir da biodiversidade, considerando a preservação de ecossistemas. O encontro promoveu ainda apresentações sobre o Projeto de Inserção de Fitoterápicos no SUS (BNDES/ ABIFINA/Fiocruz), os últimos acontecimentos relacionados à MP 2.186-16/01 e o mercado de fitoterápicos veterinários.