Um relatório sobre a capacidade produtiva e tecnológica da indústria nacional foi apresentado no dia 9 de outubro, no auditório da Anvisa, em Brasília, durante um seminário. O evento foi realizado em parceria da Anvisa com a Fiocruz e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
O estudo identificou que, das empresas instaladas no Brasil e visitadas por pesquisadores, 23 têm perfil farmoquímico. Desse total, 89% têm capital totalmente nacional, 4% são mistas e 7% são multinacionais.
A iniciativa contou com a presença de representantes de grande parte das empresas farmoquímicas brasileiras. Participaram pela ABIFINA o presidente Ogari Pacheco, o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, e o diretor de Propriedade Intelectual, Reinaldo Guimarães.
Nelson Brasil, 1º vice-presidente da ABIFINA, contribuiu por meio de um vídeo especialmente gravado para a ocasião. O seminário teve ainda a participação da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi).