REVISTA FACTO
...
Abr-Jun 2013 • ANO VII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Painel do Associado

PAINEL DO ASSOCIADO

EMS – Prêmio Sin dusfarma

A EMS conquistou o Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2013 na categoria especial “Indústria Farmacêutica do Ano”, repetindo os resultados de 2010 e 2012. Na categoria, fornecedores elegeram o laboratório farmacêutico que apresentou o melhor desempenho no ano anterior, considerando o processo de interação com a empresa, a promoção de melhorias no quesito de atendimento às especificações e o auxílio na implantação e adequação do Sistema de Gestão da Qualidade. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 13 de maio, em São Paulo.

O prêmio reconhece a atuação dos fornecedores e prestadores de serviço da indústria farmacêutica que mais se destacaram, tendo em vista a elevação constante dos padrões de qualidade e segurança exigidos em todas as etapas de fabricação de medicamentos. Para a EMS, a nova conquista do prêmio é motivo de orgulho e representa a alta qualidade do trabalho conduzido dentro da empresa. Além disso, a premiação confirma a imagem da organização como o maior laboratório farmacêutico do Brasil e o terceiro maior da América Latina.

Milenia – Combate a praga

A Milenia lançou, em abril, o novo defensivo agrícola Galil, produto desenvolvido para combater a cochonilha do carmim, praga que tem sido a grande vilã do setor agropecuário na região Nordeste. A praga já afetou 150 municípios, e cerca de 50% da área plantada com a palma forrageira na Paraíba, impactando diretamente na atividade agropecuária da região com a queda da produção e perdas econômicas consideráveis para o Nordeste do país. O inseticida Galil é uma solução emergencial para o controle da praga nos campos de palma de todo o estado, evitando prejuízos ao produtor e ao meio ambiente.

Biolab – Congresso Internacional

A Biolab Farmacêutica, com apoio científico da Mayo Clinic, instituição de excelência em educação médica, realizou o 1° Congresso Internacional Biolab, de 5 a 7 de abril, em Florianópolis (SC). Primeiro congresso internacional idealizado e promovido por uma indústria farmacêutica no Brasil, o evento teve a saúde cardiometabólica como principal tema da edição e contou com mais de 400 cardiologistas, endocrinologistas e pesquisadores de renome internacional. Entre os especialistas convidados, o congresso apresentou o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1998, Dr. Louis J. Ignarro, com o estudo “O Papel do Óxido Nítrico na Prevenção das Doenças Cardiovasculares”. Outros especialistas de reconhecimento mundial também foram destaque, como Atta Behfar, Giuseppe Cirino, Giuseppe Mancia e John Chapman, e alguns dos maiores nomes da medicina brasileira.

Foram debatidos temas como nebivolol: betabloqueador vasodilatador; o papel do exercício e da alimentação; o tratamento da hipertensão no paciente diabético; dieta e sal na hipertensão e novas terapias para redução do LDL-C; além do uso das células-tronco no tratamento e no diagnóstico de pacientes cardíacos.

Aché – Label em gotas

A Aché lançou, em abril, a exclusiva e inovadora apresentação em gotas de Label. Após anos de desenvolvimento, o laboratório obteve uma apresentação segura e eficaz do cloridrato de ranitidina, isenta de açúcar e álcool. O medicamento é indicado para o tratamento de refluxo, úlcera gástrica e duodenal, com forma farmacêutica exclusiva que facilita a posologia e a deglutição. A versão gotas, de 40 mg/ml, possui sabor cereja, e com isso proporciona aos pais facilidade na administração do produto nos bebês e crianças, garantindo a ingestão da dosagem correta.

Atlas Hipertensão

O novo aplicativo Atlas Hipertensão disponibiliza imagens ilustradas em alta resolução sobre as causas, complicações e fisiopatologia da hipertensão arterial. O aplicativo do Laboratório Aché voltado para facilitar o dia a dia dos profissionais da saúde é o primeiro do País a trazer um banco de imagens detalhadas em alta resolução a respeito de hipertensão arterial para o apoio a consultas, auxílio da prática clínica, e elaboração de apresentações. O Atlas Hipertensão foi desenvolvido para o sistema iOS (iPad, iPod e iPhone) e será oferecido gratuitamente à classe médica pelo laboratório.

Gastri um versão 40mg O medicamento Gastrium de 40 mg foi o lançamento da Aché em maio. A nova apresentação chega ao mercado para completar a família dos inibidores de bomba de prótons (IBP) da companhia, que já conta com as versões em 10 mg e 20 mg. O omeprazol do Aché proporciona qualidade e eficácia no tratamento a um preço acessível para os pacientes.

O Gastrium 40 mg está disponível em apresentações de 7 e 28 comprimidos e possui avançada tecnologia Eudragit, que faz com que a cápsula chegue intacta ao intestino delgado, garantindo a eficácia do tratamento.

Bio-Manguinhos -Detecção da Aids

Um consórcio entre pesquisadores de Bio-Manguinhos, do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná resultou em um teste capaz de detectar o vírus da Aids e da hepatite C em bolsas de sangue cujos doadores foram contaminados apenas 10 dias antes. A diferença da técnica desenvolvida pelo consórcio é que, em vez do teste sorológico, é feita uma checagem molecular.

A busca é por traços diretos do código genético do vírus e não do anticorpo. Por demanda do Ministério da Saúde, Bio-Manguinhos já produziu 8 mil kits para o teste, que deverá atender entre 2 milhões e 3 milhões de bolsas de sangue por ano, contou o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto.
Até o fim do ano, 14 dos principais hemocentros do País serão equipados com a tecnologia, chamada de teste NAT. Cada hemocentro será capaz de fazer cerca de 1.100 testes em intervalo de 14 horas.

Vacinas

Bio-Manguinhos começará a trabalhar em 2015 com uma planta industrial que produzirá imunobiológicos a partir de plataformas vegetais – plantas que darão origem a uma vacina contra febre amarela. A tecnologia foi desenvolvida pela Fraunhofer Center for Molecular Biotechnology, parceira da Fiocruz nos Estados Unidos. A produção nacional será em unidade a ser instalada em Eusébio, Ceará. Hoje, Bio-Manguinhos garante a produção de vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS) com um portfólio que inclui dez vacinas.

CBL é eleita a empresa do ano de 2012

A Companhia Brasileira de Lítio (CBL), empresa 100% nacional, foi eleita a Empresa do Ano de 2012 do Setor Mineral pela revista Brasil Mineral, na categoria Mineração de Pequeno Porte, através do voto direto de leitores.

A CBL explora o minério espodumênio – um mineral contendo lítio – no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Possui, ainda, uma planta industrial que produz derivados do lítio – carbonato e hidróxido de lítio, além de subprodutos resultantes da lavra do espodumênio.

A empresa foi eleita pela excelência das operações na exploração e lavra de uma mina subterrânea com galerias que atingem 130 metros de profundidade e até 5 km de extensão. A votação considerou os padrões de segurança adotados como o uso de pás carregadeiras comandado por controle remoto, e estudos e acompanhamento geomecânico das aberturas durante a lavra (veja foto acima).

Por esta conquista, a ABIFINA parabeniza a associada pela excelência de seus trabalhos técnicos!

Cristália – Verticalização da produção

Apostando na verticalização do processo produtivo dos segmentos farmacêuticos e farmoquímico, o Cristália firmou uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Fiocruz, tendo a participação da AlfaRio. A iniciativa visa à produção do medicamento oncológico mesilato de imatinibe, indicado para o tratamento de leucemia mielóide crônica (LMC) e estroma gastrointestinal (tumor maligno do intestino).

A estimativa é de que, somente com esse medicamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) obtenha economia de R$ 337 milhões nos próximos quatro anos. Para o presidente da Cristália, Ogari Pacheco, as parcerias entre laboratórios públicos e privados é a expressão do poder de compra do Estado, e fundamental a redução no déficit da balança comercial na área de saúde.

A parceria com a Fiocruz se insere no contexto de ampliação do Cristália, que está investindo R$ 160 milhões na produção de princípios ativos oncológicos (para tratamento de câncer) e peptídios (biomoléculas) para medicamentos, além de um laboratório de biotecnologia, em sua planta industrial em Itapira (SP).

Farmanguinhos

Doenças negligenciadas Farmanguinhos foi citado na Revista O Globo em entrevista com Eric Stobbaerts, diretor executivo da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas América Latina (DNDi, na sigla em inglês), como parceiro da entidade. A matéria abordou os desafios para enfrentar essas doenças que afetam os países pobres do planeta. O Brasil é o único país que possui uma política de acesso universal aos antirretrovirais, da qual Farmanguinhos é o principal parceiro.

Assistência

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) concedeu a Farmanguinhos o direito de fornecer o antimalárico Artesunato+Mefloquina (ASMQ) aos estados- membros do Fundo Estratégico (FE) da entidade. O anúncio foi feito em março por meio de comunicado oficial. A decisão representa um importante passo para a unidade, que busca a pré- -qualificação do produto junto à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com validade de um ano, a outorga dá a Farmanguinhos o direito de fornecer o ASMQ, principal medicamento contra a malária recomendado pela OMS, ao Fundo Estratégico da Opas, instância responsável pela distribuição aos países que solicitam o medicamento. De acordo com o parecer, atualmente só existe uma fonte de ASMQ pré-qualificado pela OMS: o fabricado pela indústria indiana Cipla, que recebeu a tecnologia de Farmanguinhos mediante acordo assinado entre os dois laboratórios em 2008.

Libbs – Investimento

A Libbs vai investir R$ 200 milhões em uma fábrica para produzir medicamentos biossimilares e biológicos no País. Os aportes serão financiados, em parte, por capital próprio da companhia, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A fábrica deverá entrar em operação entre 2015 e 2016, e será erguida em Embu, Grande São Paulo. A nova unidade deverá produzir, inicialmente, sete medicamentos biossimilares (cópias de remédios biológicos). Dois deles (rituximabe e bevacizumabe), para tratamento de câncer, deverão ser negociados com o governo federal.

Novo remédio

O Libbs lançou o Nactalis, anticoncepcional voltado para mulheres em fase de amamentação. A farmacêutica já possui um amplo portfólio nesse segmento, mas nenhum produto era voltado especialmente para lactantes.

Oxiteno – Lançamentos

A Oxiteno apresentou no Internacional Symposium on Adjuvants for Agrochemicals (ISAA) a nova linha de adjuvantes para glifosato, herbicida mais comercializado do mundo, e também solventes verdes para aplicação em concentráveis emulsionáveis (EC), que garantem maior desempenho no campo e apresentam um perfil eco-toxicológico. O tradicional encontro científico aconteceu de 22 a 26 de abril, em Foz do Iguaçu (PR).

Em destaque, segundo o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da Oxiteno, Adriano Sales, os produtos Surfom CS 2581, 8177 e 8178 da empresa apresentaram desempenho agronômico superior aos padrões de mercado. Além de divulgar suas inovadoras tecnologias para o mercado agroquímico, a Oxiteno, principal patrocinadora do simpósio, ainda apresentou duas palestras.

Eurofarma – Rumo à internacionalização

Acompanhando a projeção exponencial do mercado brasileiro, a Eurofarma tem crescido em média 15% nos últimos sete anos, registrando vendas de R$ 1,8 bilhão no ano de 2012. A incontestável relevância estampou-se mais uma vez na liderança da categoria Indústria Farmacêutica, do Top Hospitalar 2012.

Entre as iniciativas de destaque do ano passado, a empresa criou as posições de Vice-Presidência de Inovação e de Operações para otimizar a capacidade fabril e estabelecer uma inteligência industrial com a integração de plantas, dentro e fora do País. Outro projeto, parte da estratégia de internacionalização, foi a compra da Refasa Carrión, 25a companhia do setor no mercado peruano, em março deste ano. De acordo com a diretora de sustentabilidade & novos negócios, Maria Del Pilar Muñoz, foi dado mais um passo no plano de internacionalização da companhia, visando a meta de cobrir 90% do mercado latino-americano até 2015. Desde 2009, a empresa já adquiriu pequenas empresas na Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia. Juntas, as operações internacionais representam apenas 8% das vendas, mas a empresa tem planos de continuar a expansão. A companhia tem um portfólio com 200 moléculas no Brasil e pretende vendê-las nos países vizinhos.

Anterior

PDP contra o Mal de Parkinson

Próxima

O renascimento da indústria brasileira de química fina