REVISTA FACTO
...
Abr-Jun 2012 • ANO VI • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

EFICIÊNCIA E PRATICABILIDADE AGRÔNOMA é TEMA DE REUNIÃO

EFICIÊNCIA E PRATICABILIDADE AGRÔNOMA é TEMA DE REUNIÃO
O setor produtivo agroquímico participou de discussão sobre a Instrução Normativa n° 42 (IN 42), de 2011, que trata dos testes de eficiência e praticabilidade agronômica. A ABIFINA foi representada no encontro pelo diretor de Assuntos Regulatórios do AGRO, João Alegro, e pela gerente técnica, Diva Arrepia.
O debate foi realizado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em janeiro, com foco nos seguintes assuntos: prazo até dezembro de 2013 para a complementação dos três laudos de eficácia e praticabilidade; possibilidade de solicitação de novo Registro Especial Temporário e de estabelecimento de novos contratos para estudos adicionais; aceitação de estudos internos realizados pelas empresas, ainda não no formato da IN 42; e uma possível reunião técnica para outros esclarecimentos.

REUNIÃO COM SINDAG
O Grupo de Trabalho (GT 3) da Força Tarefa de Agroquímicos Brasil-União Europeia participou de reunião realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), em fevereiro. O debate foi iniciado com uma apresentação sobre o cenário político da União Europeia, realizado por representante do Sindag, e seguiu com análise dos impactos do regulamento europeu sobre defensivos agrícolas no mercado brasileiro.
A ABIFINA foi representada pelo diretor de Assuntos Regulatórios do Agro, João Alegre, e pela gerente técnica, Diva Arrepia.

COMITÊ FARMO DEBATE A VALIDAçãO DE MÉTODOS ANALÍTICOS E BIOANALíTICOS
Em janeiro, a ABIFINA realizou a primeira reunião técnica do ano do Comitê Farmo, para discutir a proposta de revisão da Resolução RE 899, de 29/05/03, da Anvisa, que trata do guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos. O evento contou com a participação de técnicos das empresas associadas, e resultou em um documento, confeccionado junto à Gerência-Geral de Medicamentos da Anvisa, com a avaliação da entidade sobre a proposta de revisar a resolução.

PROPRIEDADE INTELECTUAL E GRUPO DE APOIO JURÍDICO
Entre janeiro e abril, foram realizadas três reuniões do Comitê de Propriedade Intelectual (PI) e do Grupo de Apoio Jurídico (GAJ) da ABIFINA, para discussão e planejamento das ações de 2012.
O comitê de PI deu destaque para a anuência prévia da Anvisa, além de abordar matérias legislativas e o tema da diminuição do backlog do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Uma das reuniões contou a presença do novo Coordenador da COOPI/Anvisa, Antônio Carlos Bezerra, e de Mônica Caetano, e outra com os advogados Marcelo Siqueira e Raul Murad, que debateram o Sham Litigation.
O GAJ apresentou relatórios de atividades de dezembro e janeiro, ações na Secretaria de Direito Econômico (SDE) e as novas ações ajuizadas em Brasília. O advogado Pedro Barbosa relatou os principais julgamentos realizados de interesse para o grupo.


SAÚDE BRASILEIRA EM FOCO
A ABIFINA, representada pela gerente da área biológica, Ana Claudia Oliveira, participou do evento de abertura oficial do ano acadêmico do Instituto de Tecnologia de Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/ Fiocruz), em 15 de março, na sede da instituição.
O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, abriu o evento reforçando a importância da atividade de ensino na fundação, e foi seguido da palestra “Setor de saúde: desafios e oportunidades”, ministrada por José Gomes Temporão, presidente do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) e ex-ministro da Saúde.


CÂMARA DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS
Diva Arrepia, gerente técnica da ABIFINA, participou de debates importantes para o setor agroquímico, na 58a Reunião Ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA), realizada em fevereiro. No evento, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) abordou os diversos programas de controle de resíduos conhecidos no país, com ênfase aos conduzidos por órgãos do governo: o Para, da Anvisa; e o PNCRC, do Ministério da Agricultura. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defe- sa Agrícola (Sindag) apresentou o faturamento do setor de
defensivos agrícolas, que ficou na base dos 8,4 bilhões de janeiro a novembro de 2011.
Retomando o tema do evento “Rio + 20”, que acontecerá em junho, na cidade do Rio de Janeiro, a CropLife International mostrou seu projeto de promoção de práticas de agropecuária sustentável, que também visa contribuir para a definição do conceito de “economia verde”. A organização buscou a parceria de algumas entidades participantes. Outro tema em pauta foi a reivindicação da Aprosoja de liberação dos registros de novas moléculas fungicidas para a ferrugem asiática.


COMITÊ FARMO ENCAMINHA
SUGESTÃO Ä ANVISA
A publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) prevista na Consulta Pública n° 11 da Anvisa foi tema de debate na ABIFINA. A entidade se reuniu com técnicos de empresas associadas para analisar os parâmetros de notificação, identificação e qualificação de produtos de degradação em medicamentos (novos, genéricos ou similares) com princípios ativos sintéticos e semi-sintéticos estabelecidos pela RDC. Sugestões e contribuições obtidas ao final do encontro foram formalizadas e enviadas à Anvisa.


CONSELHO ADMINISTRATIVO
O Conselho Administrativo da ABIFINA realizou em fevereiro sua primeira reunião de 2012 com o quadro social da entidade. No evento, o secretário executivo da Câmara de Medicamentos (CMED), Ivo Bucaresky, apresentou os critérios utilizados para a fixação de preços de medicamentos.


ABIFINA PARTICIPA DE ENCONTROS EM BRUXELAS
A ABIFINA – por meio da gerente da área química, Diva Arrepia -, a Andef e o Sindag estiveram em Bruxelas, Bélgica, no mês de março, representando a delegação brasileira do setor de defensivos agrícolas na Reunião do Comitê de Negociações Birregionais (CNB). O encontro faz parte das negociações do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia.
O grupo participou da segunda reunião da Força Tarefa de Agroquímicos Brasil-União Europeia, tratando de assuntos como a harmonização e atualização de critérios de aprovação do Regulamento Europeu 1107/2009, que trata da colocação dos produtos agroquímicos no mercado. Os participantes também debateram a propriedade intelectual e o Regulamento LMR 396/2005, relativo aos limites máximos de resíduos de pesticidas em alimentos. A delegação participou ainda de uma reunião com a DG Sanco para discutir o regulamento europeu de defensivos agrícolas, e de outra com o adido agrícola do Brasil na União Europeia, Odilson Silva.

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE
No início de fevereiro, ocorreu o primeiro contato do Departamento de Produtos Químicos Intermediários e Farmacêuticos do BNDES, Pedro Palmeira, com o setor produtivo nacional. No encontro, estiveram presentes o 1o vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, e técnicos do departamento, para examinar os resultados alcançados pelo Profarma em seus cinco anos de existência, bem como prospectar cenários futuros para sua continuidade. Por meio desse programa, o banco financia investimentos de empresas brasileiras inseridas no Complexo Industrial da Saúde, a partir de subprogramas estratégicos para elevar a competitividade da indústria, contribuir para a redução da vulnerabilidade da política nacional de saúde, e articular a política industrial e a política nacional de saúde.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO E ROTULAGEM DE PRODUTOS É TEMA DE DEBATE
Entidades do setor químico se reuniram na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em março, para discutir o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) no Brasil. Esse Grupo de Trabalho (GT-GHS), responsável por elaborar e propor estratégias, diretrizes, programas, planos e ações para a implementação do GHS, foi convocado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para participar de apresentação do Econormas, um dos projetos de implementação do GHS no Mercosul, financiado pela União Europeia. A ABIFINA esteve representada no evento pela gerente da área química, Diva Arrepia.

COMITê FITO E A CNI
O Comitê de Fitoterápicos da ABIFINA se reuniu em fevereiro para analisar o Projeto de Lei 440/2011, revisar a MP 2.186-16/01 e tratar do andamento da proposta de PPPs no setor. Com relação à MP 2.186-16/01 – principal legislação em vigor sobre Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado -, o grupo discutiu os entraves e perspectivas no âmbito regulatório de fitoterápicos.
Mas o foco principal da reunião foi a criação da Biobras, prevista no PL 440/2012, percebida pelo grupo como uma oposição à estratégia do governo brasileiro e do Plano Brasil Maior de aumentar a competitividade da indústria nacional e incentivar a inovação tecnológica. A medida centraliza a gestão do licenciamento de pesquisas com os biomas brasileiros e monopoliza a publicação das patentes.
As sugestões levantadas no encontro foram enviadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI), enfatizando que a Biobras pode atrapalhar a atratividade das pesquisas com a biodiversidade brasileira, podendo até mesmo inviabilizá-la.
Para reforçar o posicionamento contrário ao Projeto de Lei 440/2011, a ABIFINA participou de audiência com o senador e também presidente do PMDB, Valdir Raupp, em março, acompanhada de representantes da CNI e da entidade FarmaBrasil.
A representação empresarial articulada pela ABIFINA apresentou um documento, no qual demonstra que o projeto de lei vai contrariamente à estratégia central do Plano Brasil Maior, pois, ao propor a criação de mais um novo órgão regulatório, ficaria aumentada em muito a burocracia para o acesso à biodiversidade brasileira, produzindo incongruências e inconstitucionalidades.
A ABIFINA foi representada pelo 1o vice-presidente, Nelson Brasil, e pela gerente da área biológica, Ana Claudia Oliveira, além de Josimar Henrique, diretor da ABIFINA e presidente da FarmaBrasil. Também participaram do evento a responsável pela área de sustentabilidade do grupo Centroflora, Vânia Rudge, e os analistas de políticas e indústria da CNI, Simone Santana e Claudio Cavalcanti.


COMPLEXO DA SAÚDE NO PLANO BRASIL MAIOR
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em abril, a ABIFINA foi oficializada como integrante do Conselho de Competitividade Setorial do Complexo Industrial da Saúde (CIS). O convite do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria expressa a força da ABIFINA nos setores farmoquímico e farmacêutico nacionais. A ABIFINA foi representada por seu presidente, Ogari Pacheco. Jean Peter e Odilon Costa, respectivamente vice-presidente e diretor de assuntos regulatórios Farmo da ABIFINA, também estiveram presentes.
Na cerimônia, a presidente Dilma Rousseff oficializou também outros conselhos setoriais instituídos no Plano Brasil Maior, que terão o papel de promover a interlocução entre o governo federal, representantes do setor empresarial e trabalhadores dos sistemas produtivos. Os conselhos ficaram responsáveis pela elaboração de propostas que contribuam para o cumprimento das metas da política de promover o desenvolvimento e competitividade da indústria e investir em ciência, tecnologia e inovação.


ABIFINA PARTICIPA DA XXX REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DA INDÚSTRIA
No mês de março, o diretor da ABIFINA, Odilon Costa, participou da XXX Reunião do Fórum Nacional da Indústria, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. A reu- nião teve início com a apresentação da agenda política, baseada em uma pesquisa de opinião que teve como ênfase a questão tributária.
Outros temas discutidos foram a Agenda Legislativa da Indústria e a Agenda Política Tributária, sendo esta apresentada pelo economista Bernard Appy, ex-secretário de Política Econômica da Fazenda e diretor da LCA Consultores.

INDÚSTRIA GANHA EM INOVAÇÃO
Em reunião realizada no dia 16 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Marco Antonio Raupp, se comprometeu a ajudar a indústria brasileira com a implantação dos instrumentos governamentais que forem necessários para a inovação. O ministro também se dispôs a manter um permanente contato com o Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan, no qual a ABIFINA tem assento.
O apoio foi oferecido após discurso do presidente do Conselho, Fernando Sandroni, sobre o tema, abordando questões de interesse do MCTI, como o complexo industrial da saúde. Sandroni é também membro do Conselho Consultivo da ABIFINA. Além dele e de Raupp, estavam presentes na reunião o 1o vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil; o presidente da Firjan e membro do Conselho Consultivo da ABIFINA, Eduardo Eugênio; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; e o secretário do MCTI, Luiz Antonio Elias.


ANVISA DEBATE NA ABIFINA QUESTõES REGULATÓRIAS
A reunião do Comitê Farmo de março, realizada na ABIFINA, contou com a presença do gerente geral de medicamentos da Anvisa, Norberto Rech, e com representantes da indústria de química fina, a fim de debater alguns dos principais entraves regulatórios para área. Foram revisadas a Resolução RDC 48, que trata de pós-registro de medicamentos, e a RDC 136, sobre o registro de produtos novos. Os participantes também levantaram as dificuldades enfrentadas pelas empresas para a adequação de medicamentos já registrados na Anvisa (RDC 134), e para registros e pós-registros de insumos farmacêuticos ativos (IFAs). O evento contou com a presença de participantes de quase todas as empresas associadas da ABIFINA.


PROPOSTAS DO SETOR FITO SÃO ENVIADAS Ä ANVISA
As grandes dificuldades de aprovação de fitoterápicos, enfrentadas pelo setor, foram o centro da reunião realizada pela ABIFINA no final de março, em São Paulo. Com o tema “Validação e controle de qualidade em fitoterápicos”, o encontro resultou em propostas para acabar com os entraves regulatórios do processo, formalizadas em documento enviado à Anvisa. A ABIFINA participou do evento, representada pela gerente de Biodiversidade e Propriedade Intelectual, Ana Claudia Oliveira.


FIOCRUZ LANÇA O TACROLIMO
De extrema importância para o fortalecimento da indústria farmacêutica e farmoquímica nacional, foi lançado em março o produto Tacrolimo, um imunossupressor usado para evitar rejeição de transplantes de rins e de fígado. Na cerimônia de lançamento, realizada na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estiveram presentes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e o diretor de Instituto de Tecnologias em Fármacos (Farmanguinhos), Hayne Felipe da Silva.
A ABIFINA foi representada pelo 1o vice-presidente, Nelson Brasi, e a farmacêutica Libbs – que criou a tecnologia do medicamento -, pelos diretores Álvaro Athayde e Márcia Bueno.


ABIFINA LUTA PELO FIM DA GUERRA FISCAL DOS PORTOS
A ABIFINA, em conjunto com mais de 20 associações de empresários e trabalhadores do Brasil – incluindo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), publicou no final de fevereiro um anúncio de página inteira nos jornais de grande circulação, em favor da Resolução 72/2010, que visa uniformizar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas exportações.
De autoria do senador Romero Jucá, o projeto teve o objetivo de eliminar o tratamento fiscal que vem privilegiando mercadorias importadas em detrimento da indústria local e do mercado de trabalho brasileiro. A diferença de tributos é de até 9% a mais para os produtos nacionais, em diversos estados do país, prejudicando a produção e a estrutura econômica nacionais.

Anterior

Biotecnologia une farmacêuticas nacionais

Próxima

GLOBE QUÍMICA - EMPRESA INAUGURA DUAS NOVAS PLANTAS DE SíNTESE EM 2012