REVISTA FACTO
...
Nov-Dez 2008 • ANO II • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Painel do Associado

Microbiológica retorna à ABIFINA

Microbiológica retorna à ABIFINA

A Microbiológica Química e Farmacêutica Ltda. acaba de voltar ao quadro de associados da ABIFINA. Fundada em 1981 por um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a empresa atua na fabricação de insumos farmoquímicos. Nessa nova fase, empresa e entidade pretendem estreitar suas atividades e parcerias. Seja bem-vinda.

Ouro Fino no Guia Exame-Você S/A

A Ouro Fino Agronegócio é uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Guia Exame-Você S/A. A pesquisa realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP) ainda deu à empresa o 2º lugar na categoria Indústrias Diversas, e na categoria Média Empresa a Ouro Fino ficou entre as cinco melhores.

No último mês, a Ouro Fino também foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil e ficou entre as oito melhores para as mulheres atuarem. Esta avaliação foi feita pelo Instituto Great Place to Work em parceria com a revista Época.

União Química venderá medicamentos da Novartis

A União Química acertou um acordo de licenciamento com a farmacêutica suíça Novartis para comercialização de dois medicamentos oftalmológicos. O laboratório irá promover a venda com exclusividade no país do Genteal, um adjuvante no tratamento de glaucoma, e do Vitalux, uma vitamina contra degeneração macular.

O contrato, válido por cinco anos, deve proporcionar uma receita adicional de R$ 35 milhões por período de 12 meses. O acordo é o primeiro do gênero fechado pela União Química com uma farmacêutica do porte da Novartis.

EMS e União Química apóiam Fórum

As associadas EMS e União Química patrocinaram o “Fórum Nacional de Saúde – 20 anos do Sistema Único de Saúde e a Implantação dos Medicamentos Genéricos”, que aconteceu em novembro, em Brasília.

O evento reuniu governo, setor privado, imprensa, instituições nacionais e internacionais, centros de pesquisa, universidades e terceiro setor para debater as conquistas e os desafios do SUS, a realidade, benefícios, dificuldades e perspectivas dos genéricos, assim como o impacto dos genéricos sobre a estrutura de mercado da indústria farmacêutica e propostas para continuidade e desenvolvimento do mercado de medicamentos genéricos no Brasil.

EMS patrocina exposição em Portugal

A EMS é uma das empresas patrocinadoras da exposição itinerante “Saúde e Medicina no Brasil e Portugal – 200 anos”, inaugurada em novembro, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, em Portugal.

A mostra já esteve em cartaz, entre julho e agosto de 2008, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, integrando as comemorações dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil.

Em sua estrutura, a exposição conta com quatro módulos: “A Chegada da Corte”, que apresenta os primeiros cirurgiões portugueses no Brasil; “Formação Médica”, que aborda a criação da Escola de Cirurgia de Salvador e da Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro; “Saúde Pública”, com as mais relevantes instituições de saúde pública do Brasil e de Portugal; e “Medicina Contemporânea”, módulo no qual o visitante tem a oportunidade de conhecer as grandes descobertas da ciência que produziram impacto profundo no tratamento de doentes e nas formas de intervir sobre o conjunto das populações.

IVB amplia área de atuação

O Instituto Vital Brazil está firmando mais parcerias com organizações públicas e privadas, com empresas nacionais e internacionais, no desenvolvimento de novos produtos e em pesquisas. Essas parcerias fazem parte do plano de reestruturação, que modernizará o parque industrial e instalará novos laboratórios. A idéia é alcançar, nos próximos três anos, sustentabilidade financeira em relação ao governo do estado, ao qual é vinculado. A prioridade continua a ser a produção de soros contra o veneno de animais peçonhentos, mas novas oportunidades e nichos de mercado estão sendo avaliados e conta com o apoio de técnicos da Fiocruz.

Bio-Manguinhos nacionaliza Teste Rápido HIV-1/2

Bio-Manguinhos integrou as ações e atividades voltadas para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. O instituto participou com seu Teste Rápido HIV-1/2, recentemente nacionalizado. O serviço de testagem foi oferecido a todos os funcionários e colaboradores da Fiocruz.

O Teste Rápido é fornecido para o Programa Nacional de DST e Aids desde 2004. No total foram cerca de 2,5 milhões. Entretanto, apenas em outubro de 2008, todas as etapas de transferência de tecnologia foram concluídas.

O Teste Rápido HIV-1/2 é um kit de triagem de uso único (não-confirmatório), que dispensa infra-estrutura laboratorial – pode ser usado para diagnóstico de HIV/Aids em locais de difícil acesso. O teste, além de ser rápido (resultado em 15 minutos), prático e eficiente (99,7% de sensibilidade), permite democratizar o acesso ao diagnóstico à população de todo o Brasil, inclusive nas áreas mais remotas.

Oxiteno comemora três décadas

Durante 30 anos a Oxiteno vem trabalhando em busca de inovação, qualidade e excelência operacional. Investindo na qualificação e a capacitação de seu pessoal e o atendimento aos clientes, a empresa vem contribuindo para o progresso do cenário industrial brasileiro.

Libbs celebra 50 anos

Há 50 anos o Libbs se dedica à produção farmoquímica. Sendo um dos poucos laboratórios brasileiros que têm unidade de química fina, o Libbs sempre procurou investir em inovação, ratificando seu compromisso com o Brasil e com os brasileiros.

Farmanguinhos capacita técnicos moçambicanos

Farmanguinhos iniciou, em novembro de 2008, a capacitação em garantia da qualidade de técnicos do Ministério da Saúde de Moçambique.

O curso oferecido é o primeiro módulo do Programa de Capacitação em Produção de Medicamentos Anti-retrovirais, destinado à formação de recursos humanos para a Fábrica de Medicamentos de Moçambique. Com sede em Matola, o projeto conta com o apoio do governo brasileiro, que, além do investimento financeiro, compartilhará tecnologias de produção de medicamentos e construção fabril, técnicas de gestão e laboratoriais.

As aulas teóricas acontecerão nas instalações do Complexo Tecnológico de Medicamentos, e as práticas incluirão visitas às áreas de produção de Farmanguinhos, visando a completa inserção dos técnicos moçambicanos na dinâmica fabril. Também estão agendadas visitas ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e às indústrias farmoquímicas privadas.

Farmanguinhos pede registro de anti-retroviral infantil

Farmanguinhos protocolou na Anvisa o pedido de registro do medicamento Lamivudina + Zidovudina (30+60) mg comprimidos, um anti-retroviral infantil.

O Instituto produz e fornece o produto ao Ministério da Saúde apenas na dosagem para adultos. O desenvolvimento da combinação pediátrica teve início em outubro de 2007 e foi totalmente realizado por Farmanguinhos. O medicamento foi aprovado nos testes de estabilidade e mostrou-se compatível com a formulação original.

FCC S.A. comemora programa ambiental

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. comemora o sucesso do Projeto “Almanaque por dentro do Meio Ambiente”. A empresa avalia que através do projeto foi possível auxiliar na construção de uma nova consciência ambiental entre mais de 9 mil crianças e adolescentes de 3ª a 7ª séries da rede municipal de Ensino Fundamental de Itaguaí (RJ). O projeto contemplou 34 escolas municipais, doou 8 mil mudas de espécies nativas da região distribuídas nas escolas e organizou atividades como jogos, debates, pesquisas, palestras, caminhadas ecológicas, entre outras, realizadas paralelamente ao projeto por iniciativa da rede pública de ensino de Itaguaí (RJ).

Ao longo dos próximos anos a FCC S.A. pretende continuar trabalhando em sintonia com as melhores práticas da sustentabilidade nos negócios.

Eurofarma integra consórcio mundial

Eurofarma vai integrar um consórcio mundial formado por 21 empresas de todos os continentes para elaboração de pesquisas clínicas sobre glioma, um tipo raro de câncer cerebral infantil. O estudo terá como foco a Nimotuzumab, uma nova molécula biotecnológica inovadora que já está sendo licenciada para comercialização no mercado brasileiro.

Paralelamente aos estudos do uso do anticorpo Nimotuzumab, o laboratório também irá conduzir pesquisas próprias sobre a atuação do medicamento nos tumores de esôfago.

O importante no acordo fechado no final de outubro é a troca de informação entre os diversos centros que estarão envolvidos no estudo, o que torna a pesquisa muito mais rápida. Além disso, coloca a medicação em teste em diversas condições de clima, cultura, hábitos alimentares etc.

Medley patrocina espetáculos culturais

As peças teatrais O Doente Imaginário, de Molière e O Rouxinol entraram em cartaz na cidade de Campinas em novembro de 2008. Patrocinadas pela Medley Indústria Farmacêutica, as apresentações gratuitas fizeram parte das ações culturais do Espaço das Vilas e da Festa da Cidadania.

Cristália debate parque tecnológico paulista

O presidente do Conselho Diretor do laboratório Cristália, Ogari Pacheco, participou, em novembro, do simpósio internacional Medicamento: Conhecimento, Mercado e Direito, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Sua apresentação, além de mostrar os caminhos que levaram a Cristália a se tornar uma das empresas brasileiras que mais investem em pesquisa e inovação, intensificou debate em torno do parque biotecnológico paulista, mostrando suas perspectivas e possibilidades.

Hebron busca parcerias

O diretor-presidente do laboratório Hebron, Josimar Henrique da Silva, em recente viagem a Portugal, entrou em contato com empreendimentos do setor farmacêutico com o objetivo de criar um intercâmbio de produtos e tecnologias entre a Hebron e laboratórios portugueses.

A parceria tornará possível a vinda de medicamentos para o Brasil que complementem os produtos da empresa, principalmente na linha de biológicos, e abrirá portas para a farmacêutica no mercado europeu. As negociações ainda estão em andamento.

COMUNICADO SERVATIS

“A Servatis protocolou na Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), em 3 de dezembro de 2008, às 11h, relatório da Auditoria Ambiental de Conformidade Legal, com base na Diretriz 056 da Feema. A contratação de uma auditoria independente (realizada pela MRH Engenharia Ambiental) foi uma exigência da Secretaria de Estado do Ambiente, após o vazamento acidental do produto Endosulfan, ocorrido dia 18 de novembro.

O vazamento ocorreu devido a uma falha humana nos procedimentos de uma conexão de um caminhão-tanque e a empresa tomou todas as providências para tornar ainda mais rigorosas suas operações de transporte, que serão reforçadas por uma política de gestão de risco.

A MRH atestou que as normas e procedimentos atendem aos padrões legais e de segurança estabelecidos. As não-conformidades apontadas pelo relatório são todas sanáveis e não impedem o funcionamento normal e seguro da empresa.

Anualmente, a Servatis é submetida a rigorosas auditorias pelos órgãos ambientais e por seus clientes.

Além da auditoria externa, realizada de forma minuciosa e rigorosa, ampliando as amostragens, a Servatis, por iniciativa própria, está revisando criteriosamente todos os seus procedimentos e instalações.

A Servatis vai ampliar seus investimentos em meio ambiente e para isso estabeleceu uma parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Associação Ecológica Piratingaúna, que atua na defesa do rio Paraíba do Sul, por meio de Centro de Referência de Informação e Educação Ambiental, sediado em Barra Mansa/RJ. Entre as medidas de compensação ambiental analisadas, estão a reposição de alevinos (peixes), reflorestamento da mata ciliar no entorno do rio Paraíba do Sul e a implantação de um cinturão verde, que dará cobertura de 20% da área do complexo industrial da Servatis.

Baseado nos resultados do relatório da auditoria e com as medidas adotadas pela Servatis, a expectativa é de que a empresa seja autorizada, o mais rápido possível, a funcionar normalmente e, com isso, atender às demandas de produtos essenciais para o cultivo da safra 2008 / 2009.”

Ulrich Meier

Presidente da Servatis

NOTA: foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, de 10/12/2008, a deliberação CECA/CLF nº 5.079, da Comissão Estadual de Controle Ambiental, que susta a suspensão das atividades da Servatis. As operações das unidades de processo serão retomadas.

Anterior

ABIFINA comenta a notícia

Próxima

Desafios do Agronegócio Verde e Amarelo