REVISTA FACTO
...
Jul-Ago 2008 • ANO II • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Painel do Associado

Eurofarma licencia patentes em parceria com universidade

Em parceria com a PUC-RS, a Eurofarma acaba de anunciar o licenciamento de duas patentes para o desenvolvimento de um medicamento inovador, à base de uma molécula antioxidante que retarda a deterioração do organismo, conhecida como resveratrol.

Estudos nacionais e internacionais mostram que o resveratrol tem potencial na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e endocrinológicas, como o diabetes. Os pesquisadores da PUC-RS acreditam que a molécula estimula o caminho das sirtuínas, enzimas reguladoras dos mecanismos de longevidade. Com o envelhecimento, são ativados ou desativados genes que diminuem a capacidade de resposta do organismo ao estresse. A molécula agiria sobre eles, reduzindo a intensidade com que se expressam.

De acordo com os resultados obtidos até o momento, a expectativa é que o desenvolvimento resulte em um novo produto, com lançamento previsto para 2013. Antes da fase clínica (em humanos), e da comercialização do fármaco, serão mais bem avaliadas as ações do medicamento, suas propriedades e possíveis efeitos colaterais e restrições por faixa etária.

Oxiteno amplia unidade de produção de acetatos

A Oxiteno está investindo em uma nova unidade de acetatos em Mauá (SP). O objetivo deste investimento é ampliar a oferta de solventes e reafirmar a posição destacada que a empresa ocupa no mercado de solventes em todo o Mercosul.

Por meio desta nova unidade, a Oxiteno ampliará seu portfolio de produtos mediante a adição de novos acetatos à sua linha, expandindo sua capacidade de produção com um volume adicional de 40 mil t/ano, mais que duplicando sua capacidade produtiva para esta linha de produtos no Brasil. Esta nova unidade deverá iniciar suas operações no segundo semestre de 2009 e reforçará o posicionamento da Oxiteno como importante fornecedora de matérias-primas para os mercados de resinas, tintas, vernizes e tíneres, em forte expansão, associada ao crescimento dos setores automotivo, construção civil e embalagens.

Oxiteno inicia operações do escritório na Europa

Em julho, a Oxiteno Europe SPRL iniciou suas operações no escritório de Bruxelas, na Bélgica. A abertura do escritório visa criar novas oportunidades de crescimento e estar mais perto dos mercados e dos clientes na Europa, África e Oriente Médio.
A Oxiteno Europa reavaliará a atual rede de comercialização, preparando-se para incrementar as exportações de toda a linha de produtos da empresa, inclusive os produtos oleoquímicos. Outro ponto importante de atuação do escritório em Bruxelas é a adequação dos produtos Oxiteno ao REACH, a legislação sobre substâncias químicas da União Européia.

Milenia reduz geração de lixo em mais de 90%

Atendendo ao decreto de lei 276/08, da Prefeitura de Londrina, a empresa Milenia Agrociências reduziu em mais de 90% a geração de lixo que poderia ser levado para o aterro sanitário. Segundo o decreto, a concessionária contratada pela prefeitura coletará, no máximo, 200  litros por dia nas empresas.

A Milenia adotou vários procedimentos para reduzir a produção de lixo na empresa.  Os funcionários responsáveis pela coleta seletiva organizaram reuniões setoriais com as equipes de todas as áreas da companhia para orientar e pedir mais atenção com o descarte de materiais, estimulando a mudança de hábito.

Balanço Social 2007

A Milenia publicou seu balanço social referente ao ano de 2007. Essa edição é bilingüe e conta com uma nova metodologia de apresentação dos resultados para facilitar a leitura e a compreensão das informações.

A publicação consolida os grande resultados obtidos pela empresa que atrelou suas atividades à sustentabilidade. Práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas foram compromissos firmados pela empresa em 2007.

Cristália investe contra a falsificação de medicamentos

Tendo em vista as recentes e cada vez mais freqüentes apreensões de medicamentos falsificados, o laboratório farmacêutico Cristália incluiu um exclusivo sistema de proteção (packshot) nas embalagens de Helleva®, medicamento para disfunção erétil que está à venda nas farmácias desde janeiro deste ano.

O sistema traz um holograma em três dimensões de quatro cores, em design contínuo, aplicado no próprio blister, a embalagem interna que acondiciona os comprimidos.

Segundo o gerente de produto do Cristália, Marcello Portela, desde o início do desenvolvimento do Helleva®, a empresa decidiu investir neste diferencial. “O holograma é o único dispositivo utilizado no Brasil que garante efetivamente a origem do medicamento”, explica.

O mecanismo de segurança estabelecido por lei – a “raspadinha” (local da embalagem que, depois de raspado, revela o logotipo do fabricante) – embora ainda não tenha sido copiado pelos falsificadores, tem-se mostrado ineficiente à medida que o consumidor final, o paciente, não tem o hábito de utilizá-lo.

Aché investe para ter marcas líderes em gastroenterologia

Buscando aumentar a participação em um mercado potencial de R$ 897 milhões, o Aché passou a pensar em oportunidades para o crescimento de sua franquia de medicamentos voltados para doenças gastrintestinais com grande incidência na população, como gastrite, dispepsia, doença do refluxo gastroesofágico, helmintíase e infecção por H. pylori.

De acordo com o gerente de Marketing da Franquia, Carlos Cesar Bentim Pires, as estratégias para o crescimento da participação da empresa neste mercado foram divididas em diversas frentes de atuação, entre elas uma maior aproximação e relacionamento com formadores de opinião em gastroenterologia, reposicionamento dos preços e dos produtos – com base na análise do ambiente da concorrência e renegociação com fornecedores – e o investimento em pesquisa e inovação.

Inpal lança novidades

A Inpal traz como novidade o lançamento de produtos exclusivos no Brasil para o segmento têxtil. Esse processo iniciou-se em 2007, sendo apresentado com maior ênfase na Febratex 2008, em Santa Catarina. O primeiro lançamento é repelente à água, óleo e agentes químicos, protegendo os artigos têxteis de possíveis
manchas.

Já em parceria com a Devan Chemicals, a Inpal traz produtos que proporcionam proteção, segurança, conforto e bem-estar através de Gerenciador de Umidade (Moisture Management), Microencapsulamento de Essências, Stretch Recovery, Master Batch, Retardantes de Chamas ecologicamente corretos, entre outros.
A última novidade são os antimicrobianos, isentos de metais pesados, duráveis às lavagens e não-migrantes para a pele e o meio ambiente. Uma parceria com a Aegis Microbe Shield.

Neo Química é nova associada

Com mais de 45 anos de atuação na indústria farmacêutica, o Laboratório Neo Química passa a fazer parte do quadro de associados da ABIFINA.

Com 43.290 m² de área construída e cerca de 1.750 funcionários, o laboratório vem realizando vários investimentos em seu projeto de ampliação, aumentando a capacidade de produção dos atuais 22 milhões de unidades/mês para 30 milhões.
O Centro de Distribuição do Neo Química está instalado em uma área de 10.800 m2, possibilitando total rastreamento e segurança das movimentações realizadas em suas 12.800 posições de porta-pallets.

Seja bem-vindo.

Bio-Manguinhos recebe Acreditação do Inmetro

O Laboratório de Metrologia e Validação de Bio-Manguinhos (Lamev) recebeu o certificado de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O projeto foi iniciado em 2002 e sua concretização foi possível após a mudança do laboratório, em 2005, para as instalações do Centro da Qualidade – que integra o Centro Tecnológico Konosuke Fukai – devido aos requisitos de controle de temperatura e umidade.

Segundo Luiz Lima, chefe do Lamev e Debora D’Aiuto, responsável pelo Setor de Calibração, a acreditação conquistada para a calibração de balanças e micropipetas é um importante reconhecimento para Bio-Manguinhos, que atesta formalmente a competência do laboratório e de seu sistema de qualidade e processos de medição, segundo requisitos gerenciais e técnicos da norma NBR ISO 17025.

Bio-Manguinhos no Bio International Convention

Pela primeira vez o Brasil esteve presente no maior evento sobre biotecnologia do mundo, o Bio International Convention. Bio-Manguinhos esteve presente representando a Fiocruz. A participação do instituto foi importante para fortalecer o relacionamento com empresas do setor, laboratórios, pesquisadores e instituições de vários países.

Bio-Manguinhos inaugura Centro Tecnológico Konosuke Fukai

O Centro Tecnológico Konosuke Fukai foi foi inaugurado em julho em homenagem ao pesquisador japonês que teve fundamental importância para concretizar os acordos de transferência de tecnologia das vacinas contra sarampo e poliomielite na década de 80 com instituições japonesas.

O local, que reúne o Centro da Qualidade, Experimentação Animal e Antígenos Virais, tem cerca de 11.500 m2 e é composto por um conjunto de prédios, que inclui a área de produção de vacinas virais de Bio-Manguinhos, além do Laboratório de Experimentação Animal e dos departamentos de Controle e Garantia da Qualidade.

O diretor de Bio-Manguinhos, Akira Homma, lembrou durante a cerimônia de inauguração o papel de Konosuke Fukai para o instituto afirmando que “graças a ele, Bio-Manguinhos deu um verdadeiro salto tecnológico”, disse, mencionando o aprendizado nas áreas de produção e processos na unidade que contribuíram para erradicar estas doenças do nosso país.

Hebron no combate contra leishmaniose

O laboratório Hebron e a faculdade Mackenzie assinaram acordo de cooperação científica: uma parceria para combater a leishmaniose. A doença parasitária, que atinge milhares de pessoas no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, pela primeira vez, vai ter um medicamento fitoterápico que aja contra ela. O remédio, que já está nas fases finais de testes, será finalizado em São Paulo, nos laboratórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem previsão para ser lançado em dois anos.

Atualmente, no país, existem apenas três medicamentos no mercado para combater a doença, e o último foi lançado há 40 anos. O presidente do laboratório, Josimar da Silva, garantiu que o novo remédio não custará mais do que R$ 10,00 por utilizar uma planta existente no Brasil.

Mappel participa da 4a edição da Beauty Fair

A Mappel participa da 4ª edição da Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza, a Beauty Fair. A empresa busca a divulgação da produção de cosméticos, em sua recém-inaugurada planta de Diadema – SP, que conta ainda com a assessoria na concepção e desenvolvimento de embalagens e produtos. Além disso ela mostra o envase de sachês, blisters líquidos e de maquilagem, monodoses,  encartuchamentos e todas as soluções em embalagens de produtos cosméticos, farmacêuticos, alimentícios, veterinários e domissanitários,em sua unidade em São Bernardo do Campo – SP; e a fabricação e envase de cosméticos, além de envase de sachês e blisters cosméticos, na planta do Rio de Janeiro.

FCC SA e a Responsabilidade Socioambiental

Entre os meses de maio e junho, a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. mobilizou esforços visando à promoção de temas ligados ao seu modelo de atuação responsável, ampliando sua visão de sustentabilidade para elos da cadeia produtiva.

A empresa realizou a Semana da Responsabilidade Socioambiental que mobilizou a força de trabalho e contou com o apoio de empresas parceiras para realizar palestras, caminhadas ecológicas e distribuição de mudas.

Como complemento destas ações, a empresa realizou treinamentos internos, visando à multiplicação dos principais conceitos ligados à Responsabilidade Socioambiental para toda a força de trabalho.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. também recebeu a visita de 17 representantes de grandes empresas da Holanda por meio da ONG Maturi Ecologia Social. O objetivo dos visitantes foi conhecer os processos de gestão da empresa. A fábrica foi indicada pelo Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Firjan devido à sua participação atuante e ao reconhecimento pelas ações sociais desenvolvidas.

EMS é destaque no ranking 2008 do Valor 1000

O ranking 2008 do Valor 1000, destaca a EMS em segundo lugar no setor “Farmacêutica e Cosméticos”, atrás da Natura. O laboratório avançou duas posições em relação à edição de 2007, em que era a 4ª empresa entre as dez melhores do segmento. Entre as farmacêuticas, a EMS aparece na melhor colocação.

O  Valor 1000 também aponta a EMS como a 3ª empresa em geração de valor, a 4ª em crescimento sustentável, a 6ª em receita líquida e em margem de atividade, e a 7ª em rentabilidade e em liquidez corrente.

“O trabalho sério e responsável da EMS é a causa de reconhecimentos como este. Nosso foco é a oferta de produtos de alta qualidade, eficazes e seguros, que nos garantem destaque na área em que atuamos”, enfatiza a diretora de Relações Externas da EMS, Telma Salles.

Anterior

ABIFINA comenta a notícia

Próxima

Desconhecimento faz com que o Brasil desperdice as oportunidades criadas pelas flexibilidades de TRIPS

Desconhecimento faz com que o Brasil desperdice as oportunidades criadas pelas flexibilidades de TRIPS