REVISTA FACTO
...
Jan-Fev 2008 • ANO II • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

GT Industrial se reúne no Rio

O GT Industrial do Fórum de Competitividade de Biotecnologia reuniu-se no dia 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O encontro debateu as prioridades definidas pelo grupo com relação às enzimas industriais e especiais e biopolímeros. Também foi feita uma apresentação sobre biotecnologia marinha além de discutidos a Empresa Brasileira de Biotecnologia Industrial e o APL sobre Acesso a Recursos Genéticos – reflexos para Enzimas e Biopolímeros. Marcos Oliveira, vice-presidente da ABIFINA e representante da entidade junto ao grupo de trabalho, participou do encontro.

Apoio à Petroquímica de Itaguaí

O ex-diretor da Petrorio e atual assessor especial da presidência da Petrobras, Vivaldo Barbosa, esteve na ABIFINA para se reunir com os diretores da entidade no mês de janeiro.

Vivaldo prosseguirá com o estudo de viabilidade econômica para implantação de unidades de processos na futura Refinaria Petroquímica da Petrobras em Itaguaí. Essas unidades atenderiam à demanda de matérias-primas para a fabricação de produtos da estratégica área da química fina no Brasil, em especial fármacos e produtos técnicos para defensivos agrícolas e animais.

China tem economia forte

A analista de Comércio Exterior da ABIFINA, Noemy Padilha, compareceu à palestra do embaixador do Brasil na China, Luiz Augusto Castro Neves. O evento ocorreu no dia 29 de janeiro, na sede do Cebri.

Abordando o tema “A crise americana e o impacto sobre o crescimento chinês”, o embaixador expôs as vulnerabilidades endógenas e exógenas da China, mas afirmou que a economia chinesa não é frágil. Segundo ele, a economia chinesa diminuirá seu ritmo de crescimento, porém não deverá ser afetada com a crise como as demais economias.

Acordos beneficiam a saúde

O vice-presidente da ABIFINA, Marcos Oliveira, compareceu à assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina contra rotavírus a ser produzida pela Bio-Manguinhos. O evento contou com a presença o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss; do presidente da GSK Brasil; Otto Ewald; do presidente da GSK Biológicos, Jean Stéphenne; e do diretor de Bio-Manguinhos, Akira Homma.

A nova vacina protegerá as crianças brasileiras contra um dos maiores causadores de diarréia infantil, e foi recentemente incluída no calendário nacional de vacinação infantil.

Comitê Agroquímico se reúne em janeiro

Comitê Agroquímico da ABIFINA reuniu-se no dia 31 de janeiro para debater temas considerados de grande importância para o setor, bem como definir sua agenda de reuniões.

Foram debatidos durante o enconto a questão dos cadastros estaduais, as exigências regulatórias, e foram avaliadas as apresentações feitas pelo Mapa, pelo Ibama e pela Anvisa, por ocasião da última reunião do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos – CTA, ocorrida em 10/12/07.

ABIFINA no Conselho Consultivo de Farmanguinhos

Em dezembro passado, o vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, tomou posse como membro do Conselho Consultivo de Farmanguinhos como porta-voz do setor privado. Veja a composição integral:
– Conselho Nacional de Secretarias de Saúde: Osmar Terra;
– Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde: Helvécio Magalhães Júnior;
– Secretaria de Atenção à Saúde: José C. de Noronha;
– Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde: Reinaldo Guimarães;
– Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: Luciano Coutinho;
– Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Marco Antônio Zago;
– Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades: Nelson Brasil;
– Campanha de Acesso a Medicamentos Especiais do MSF no Brasil: Michel Lotrowska;
– Agência Nacional de Vigilância Sanitária: Dirceu Raposo de Mello;
– Instituto Nacional de Propriedade Industrial: Jorge Ávila;
– Federação Brasileira de Plantas Medicinais: Roberto Borhen;
– Coordenação do Projeto Inovação da Fiocruz: José Carvalheiro;
– Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS: Richard Parker;
– Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz: Carlos Gadelha.

ABIFINA inicia suas atividades

A primeira reunião do Comitê de Propriedade Intelectual da ABIFINA de 2008 foi realizada em 14 de fevereiro. Além das empresas associadas, a reunião contou com a participação do secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Francelino Grando. Os assuntos postos em pauta foram a situação Anvisa x INPI com relação à autorização de patentes farmacêuticas; os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional referentes à Lei de Propriedade Industrial (LPI); a reforma das diretrizes de exame do INPI; a constitucionalidade do artigo 230 (pipeline) da LPI e as ações judiciais ligadas a PI.

Dirceu Raposo toma posse na Anvisa

No dia 13 de fevereiro Dirceu Raposo foi empossado como diretor-presidente da Anvisa para o exercício do segundo mandato. A ABIFINA esteve presente na cerimônia representada pelo presidente Luiz Guedes, uma vez que a entidade considera extremamente positiva para os interesses nacionais a recondução do presidente da Anvisa e de seu adjunto para um novo mandato.

Durante a posse Dirceu afirmou sua honra em presidir a Agência e enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição.

Para o ministro da Saúde José Gomes Temporão, presente no evento, é importante que a vigilância sanitária esteja na pauta de discussão do Brasil. Segundo ele, não se constrói um sistema de saúde, sem construir uma consciência política (sanitária) no país.

Cerca de 300 convidados, entre autoridades civis e militares, parlamentares, representantes de entidades de classe, do setor produtivo e de servidores da Casa participaram da solenidade.

Dias após a posse dirigentes da ABIFINA estiveram em audiência com o presidente da Anvisa e seu adjunto para tratar de forma objetiva da regulação de fármacos.

ABIFINA manteve encontro com o governo do Estado do Rio de Janeiro

A ABIFINA reuniu-se, em 22 de janeiro, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Estado e debateu a isenção de ICMS à produção de anti-retrovirais e as possibilidades de integração da cadeia produtiva da química fina junto à futura Refinaria Petroquímica da Petrobras.

Devido à importância do tema o secretário concordou em buscar um encontro da associação com o governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral.

ABIFINA recebe o MCT

A ABIFINA recebeu em sua sede o secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias. Os vice-presidentes Nelson Brasil e Marcos Oliveira examinaram, juntamente com o secretário, temas e propostas que vêm sendo colocadas em discussão na área tecnológica de diferentes agências governamentais. O encontro foi extremamente proveitoso por permitir que diversas informações fossem objeto de uma meticulosa análise e de debate.

GHS e REACH debatidos em seminário

A ABIFINA, acompanhada das associadas Milenia e Cheminova, esteve presente no seminário sobre a implementação dos sistemas REACH e GHS realizado no dia 13 de fevereiro, no auditório da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Até 2010 todas as empresas com interesse de exportar seus produtos químicos para a União Européia terão que aderir ao sistema de registro, avaliação e autorização de produtos químicos (REACH). O princípio desse sistema é dar mais responsabilidade às indústrias européias em gerir os riscos e promover informação segura das substâncias. O pré-registro dos produtos deve ser feito até dezembro deste ano.

Já o GHS (Global Harmonization System) está prestes a ser implantado no Brasil seguindo a tendência mundial. O sistema visa harmonizar elementos, incluindo rótulos e fichas de segurança, garantindo a disponibilidade das informações sobre riscos físicos e toxicidade de produtos químicos.

Anterior

Farmanguinhos/Fiocruz firma acordo de cooperação com Moçambique

Próxima

A integração da química