">
A ABIFINA e entidades do setor de defensivos agrÃcolas promoveram um workshop sobre a Ferramenta de Leitura Otimizada no Registro de Agrotóxicos (Flora). O evento aconteceu de forma virtual no dia 9 de agosto, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a participação de 270 pessoas.
O escopo do Flora é melhorar a avaliação toxicológica em processos de registro e pós-registro de agroquÃmicos por meio de verificações de dados e classificação toxicológica automatizadas, de forma que o técnico possa se concentrar no exame. O objetivo é reduzir o passivo de processos.
Em uma estimativa da Anvisa, com o uso do Flora, o tempo de análise efetiva até a publicação no Diário Oficial da União (excluindo a espera na fila, análise de processos sobrestados, recursos etc.) caiu 39% de 2020 até o inÃcio de agosto deste ano. Isso significa que o tempo de resposta anterior, de cerca de seis anos, foi reduzido para cinco anos.
Em desenvolvimento, estão novos recursos que melhorem a qualidade das informações recebidas, a criação de novos formulários (corrosão/irritação ocular in vitro, corrosão/irritação a pele in vitro e mutagenicidade in vitro) e correção de erros relatados.
O formulário para contribuições das empresas segue aberto: https://forms.office.com/r/rpFtQKzAw5