Resultados da parceria entre ABIFINA e FIOCRUZ também foram foco do evento
O futuro da indústria farmacêutica no Brasil depende de políticas de Estado duradouras que tragam previsibilidade e segurança jurídica e fomentem um ambiente propício à inovação e à competitividade. Essa foi a tônica do seminário “Fortalecimento e sustentabilidade do setor farmoquímico nacional”, que ABIFINA e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveram no dia 13 de outubro.

Presentes no evento, representantes das duas entidades, da indústria, do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) discutiram estratégias para o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde e a redução da dependência de produtos e insumos importados. Entre as propostas, foram mencionados o uso do poder de compras do Estado; a maior inserção internacional do Brasil, com foco na América Latina; o bom funcionamento e a autonomia da Anvisa; e o respeito às legislações vigentes, especialmente a Lei de Propriedade Industrial.

Também foram apresentados os resultados da parceria firmada entre ABIFINA e Fiocruz. No âmbito da cooperação foi realizado um estudo que mapeou em detalhe a fabricação de produtos estratégicos para o SUS, a partir da análise da portaria nº 704/2017, e identificou as principais lacunas e oportunidades para a indústria. O trabalho foi bem recebido pelo público e rendeu a possibilidade de desdobramento da parceria para abranger as Américas, por meio da participação da OPAS.

Houve também a apresentação de um vídeo em homenagem a Nelson Brasil, presidente de honra e um dos fundadores da ABIFINA, que faleceu em setembro deste ano aos 93 anos. Clique aqui para conhecer.

Assista a cobertura completa e gravação do evento