Fonte: ADAB
25/10/23

A CropLife Brasil e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) uniram esforços para a realização de um workshop sobre Agrotóxicos no Oeste do Estado nesta terça-feira (24) e amanhã (25). A CropLife é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que representa 55 empresas que desenvolvem tecnologia para a produção agrícola nas áreas de defensivos químicos, biológicos, sementes e biotecnologia. O encontro tem como objetivo difundir conhecimentos sobre uso e destinação adequada dos insumos entre policiais militares, civis e federais, auditores fiscais tributários, fiscais estaduais de defesa vegetal, auditores fiscais agropecuários federais, analistas e agentes de fiscalização ambiental.

“Nesse sentido, fomentamos, disseminamos e promovemos as melhores práticas agrícolas e ações educacionais com impactos positivos na segurança no campo, na preservação do meio ambiente, na adoção e uso correto de tecnologias de defesa agrícola e na redução de práticas ilegais relacionadas aos insumos agrícolas contrabandeados e falsificados”, destaca o Gerente do Comitê de Combate a Ilegais, Nilto Mendes. Segundo ele, o comércio ilegal de insumos agrícolas é um dos maiores desafios nessa indústria, prática que já atinge mais de 20% do comércio de defensivos químicos e de sementes no País.

Para a coordenadora de Educação Sanitária da Adab, Nicoly Lima, trata-se de uma questão não só de fitossanidade, mas também de segurança pública na medida em que “a disseminação de conhecimentos e o compartilhamento de informações sobre tecnologias e métodos de identificação de produtos falsificados, contrabandeados e roubados impacta na saúde das pessoas e faz parte toda a diferença nas ações desenvolvidas pelos órgãos de fiscalização”, enfatiza a coordenadora, lembrando que a Adab tem entre suas atribuições a apreensão de agrotóxicos ilegais no Estado da Bahia.

As atividades do Workshop desta terça-feira (24) aconteceram no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Barreiras. Durante o encontro o agrônomo da Adab, Genildo Santos, fez uma apresentação sobre “Fiscalização do uso, transporte e armazenamento de agrotóxicos em propriedade rural”. Amanhã o evento será realizado no auditório do Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

Ascom Adab 24.10.23

Matéria no site original

Anterior

PRF prende trio por contrabando de agrotóxicos em operação na BR 386

Próxima

TJ mantém prisão de suposto líder de organização que movimentou R$ 70 milhões com roubo de veículos