Fonte: Giro Sertão
23/02/23

Conheça os detalhes da campanha “Olhos Abertos” contra a pirataria de produtos veterinários na entrevista com o médico veterinário Emílio Carlos Salani, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan)

PUBLICADO EM 15/02/2023 ÀS 10H30 POR FÁBIO MOITINHO – ATUALIZADO EM 15/02/2023 ÀS 10H48

A venda de produtos veterinários pela internet é considerada o principal canal para a circulação de medicamentos veterinários falsificados no País. Assista ao vídeo abaixo e conheça o trabalho de conscientização que está sendo feito para diminuir a pirataria.

Venda de produtos veterinários pela internet é o grande canal para falsificação

Quem falou os males do comércio ilegal de produtos veterinários falsificados foi o médico veterinário Emílio Carlos Salani, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Ele foi o entrevistado principal no programa Giro do Boi desta quarta-feira, 15.

O uso desses produtos são um risco geral para a saúde tanto dos animais quanto para quem consome os alimentos tratados com produtos falsificados.

O executivo do Sindan destaca ainda que as informações de bula só valem mesmo para produtos originais. Produtos piratas são um grande risco pois não se sabe o que ele pode conter.

Campanha “Olhos Abertos” contra a falsificação

Para conscientizar a sociedade e o próprio produtor rural sobre os riscos do uso de produtos animais piratas, sejam eles falsificados ou contrabandeados, o Sindan lançou a segunda fase da campanha “Olhos Abertos”.

A ação tem como objetivo informar os consumidores sobre os perigos oferecidos por esses medicamentos e ajudar a combater o comércio ilegal no Brasil.

“A internet é de fato um grande canal para venda desses produtos falsificados. O ideal é que esses produtos sejam adquiridos em revendas agropecuárias”, diz Salani.

As revendas possuem todo o suporte necessário para tirar as dúvidas dos produtores e recomendar os melhores produtos, além de atestar a autenticidade de cada produto.

O rombo causado pela pirataria no Brasil

Não há dados precisos do quanto é o prejuízo causado pela falsificação de produtos veterinários no País, segundo Salani.

No entanto, para se ter uma ideia, em todo o Brasil os produtos falsificados movimentaram cerca de R$ 290 bilhões em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

Na lista de mercadorias ilegais estão diversos medicamentos produzidos com matérias-primas de baixa qualidade, que não apresentam estudos adequados de bioequivalência e nem o selo de aprovação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Canal de denúncias contra a pirataria
Além de informar, a campanha do Sindan também abre um canal de denúncias para estimular os consumidores a enviar seus relatos, de forma anônima.

A recomendação é que se faça a denúncia sempre que houver desconfiança sobre a procedência do produto.

Após esse primeiro passo, o Sindan assume a responsabilidade no repasse das informações às autoridades competentes. Clique aqui e acesse o formulário para denúncias que está disponível no site do Sindan.

Matéria no site original

Polícia apreende mais de 550 kg de agrotóxicos contrabandeados
Anterior

Polícia apreende mais de 550 kg de agrotóxicos contrabandeados

Próxima

A ANMAT recebeu a visita do FDA e contou com a presença do Ministro da Saúde