Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
30/04/25

Publicação: 24/04/2025 às 18h57min

Na manhã desta quinta-feira (24/4), agentes da 1ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato de Bagé (Decrab), servidores do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDV/Seapi), com o apoio da equipe de agentes da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, realizaram ação policial na zona rural do município de Bagé para apurar a existência de local onde eram aplicados e manipulados insumos agrícolas ilegais, em especial agrotóxicos estrangeiros. No local, foram localizadas embalagens de agrotóxicos descartadas em local impróprio, em desacordo com a legislação, e encontrados insumos armazenados de forma irregular, além de embalagens de “paraquat”, um agrotóxico que é proibido em quase todo o mundo. 

Segundo a fiscal estadual agropecuário, Michelle Rodrigues, que participou da ação ao lado do fiscal agrônomo Luís Felipe Barcelo Martins, a denúncia chegou pelo canal oficial do DDV e com o apoio da Decrab se viu que era algo fundamentado, pois realmente foram encontradas embalagens contrabandeadas de um produto que não é autorizado no Brasil. Na oportunidade os fiscais aplicaram as devidas infrações ao proprietário.

Paraquat é um agrotóxico proibido no Brasil pela alta toxicidade

O paraquat é um herbicida amplamente utilizado na agricultura desde os anos 1960, sendo que as vantagens apontadas no seu uso relacionam-se ao baixo custo e grande eficácia. É usado principalmente para o combate às plantas daninhas e também na secagem das folhas da soja, acelerando, assim, a colheita. 

Depois de estudos indicarem alta toxicidade (não possui antídoto e mata em poucos dias, quando ingerido ou inalado, mesmo que acidentalmente) e associação com diversas doenças degenerativas, foi proibido em quase todo o mundo, sendo proibido no Brasil a partir do ano de 2017 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Matéria completa

Anterior

Crescimento do volume de fretes do agro impulsiona investimentos em segurança contra roubo de cargas

Próxima

Polícia Civil apreende agrotóxico proibido em operação no Extremo-Oeste