Fonte: Portal H2Foz
29/11/23

Idesf lançou duas publicações que retratam assuntos nevrálgicos das fronteiras brasileiras.

Escrito Por Denise Paro Publicado em 27 de novembro de 2023 – 17h02 Atualizado em 27 de novembro de 2023 – 17h02

O Instituto de Desenvolvimento Social e Econômico de Fronteiras (IDESF) lançou mais duas edições da revista científica “(Re) Definições de Fronteiras”. Com temáticas que abordam o contrabando, descaminho e tráfico de pessoas, a publicação faz uma análise, sob o ponto de vista científico-acadêmico, dos principais problemas que acometem as fronteiras brasileiras.

Disponível no link http://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/issue/view/7, a revista “Contrabando e descaminho: realidades e desafios nas fronteiras” traz artigos sobre o contrabando de cigarros, agrotóxicos, evasão escolar causada pelo contrabando e o oportunismo econômico relacionado aos ilícitos transnacionais.

Essa edição, que tem como editor o delegado-chefe da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, Marco Berzoini Smith, também aborda questões sobre saúde pública nas fronteiras e impacto da legalização da maconha no contexto de delito da fronteira.

A outra publicação, a revista “Tráfico de pessoas”, pode ser acessada por meio do link http://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/issue/view/6. A publicação trata de várias características inerentes ao crime do tráfico de pessoas, a exemplo da concepção, modalidades e caracterização das vítimas.

Presidente do IDESF, Luciano Stremel destaca que o “(Re) Definições” é um projeto que nasceu junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) em 2015. Hoje, diz, já está maduro e conta com centenas de artigos publicados, incluindo as edições temáticas.

Ele ainda salienta que o IDESF cumpre sua missão de reunir, disseminar conhecimento e promover a interação entre os atores que atuam diretamente em temáticas que fazem parte das áreas de fronteira. “O contrabando, por exemplo, continua sendo um dos grandes problemas que as fronteiras brasileiras vêm enfrentando; e o tráfico de pessoas, em uma sempre preocupante expansão.”

A revista científica “(Re) Definições de Fronteiras” publica artigos científicos inéditos e interdisciplinares, além de entrevistas, relatos de experiência e resenhas de livros sobre temas ligados às fronteiras. O material é recebido em fluxo contínuo. Para informação e submissão de artigos: http://journal.idesf.org.br/index.php/redfront/index. Neste ano, cinco edições foram publicadas.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Matéria no site original

Anterior

PRF prende homem transportando agrotóxicos ilegais em Santiago

Próxima

Memorando de Entendimento (MoU) entre o PIC/S e o ICH