Fonte: Portal da Cidade
29/10/25
Operações da PRF mostram avanço do contrabando de defensivos vindos do Paraguai; uso irregular preocupa agricultores da região.
Publicado em 24/10/2025 às 15:32
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 257% nas apreensões de agrotóxicos ilegais no Paraná em 2025. De Janeiro a Outubro, foram 9,2 toneladas de produtos recolhidos, três vezes mais que no mesmo período de 2024, quando foram 2,57 toneladas.
Os principais produtos apreendidos são Paraquat, proibido no Brasil por causar doenças graves como Parkinson e fibrose pulmonar, e Tiametoxam, de uso restrito por estar ligado à morte de abelhas e à queda na produção agrícola.
A PRF destaca que 90% das apreensões resultam de operações com base em inteligência policial, que identificam rotas de contrabando vindas do Paraguai, Argentina e Uruguai. A maior ação deste ano ocorreu em Janiópolis, com a apreensão de três toneladas transportadas ilegalmente em um caminhão.
Em regiões agrícolas como Pato Branco e o Sudoeste, o uso desses produtos ilegais representa risco ambiental e à saúde, contaminando solos, rios e alimentos. A PRF reforça que a compra de defensivos deve ser feita apenas com receituário agronômico e nota fiscal, já que o contrabando é crime com penas que podem chegar a oito anos de prisão.
Fonte: PRF