Fonte: Fronteira News
24/09/25
Na manhã desta quinta-feira (18), o Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) deflagrou uma operação para combater o abigeato, furto de gado, em propriedades localizadas em áreas rurais próximas ao perímetro urbano do município de Três Lagoas (MS).
Foram mobilizadas viaturas do BPMRu para realização do policiamento rural, por meio de ações preventivas, repressivas, bem como fortalecer a proximidade e orientar os produtores nas áreas mais suscetíveis a ação de criminosos.
Durante a operação, os policiais distribuíram uma cartilha com recomendações práticas para os produtores rurais, especialmente aqueles em regiões consideradas de risco. Entre as principais orientações estão:
Manejar os bovinos à noite e mantê-los próximos à sede da fazenda. Instalar sistemas eletrônicos de segurança. Utilizar cadeados em porteiras, galpões, embarcadores e janelas. Manter animais de guarda. Anotar dados de veículos ou pessoas suspeitas e repassá-los à polícia e aos vizinhos. Desconfiar de negócios fáceis e compradores/vendedores desconhecidos. Realizar vistorias periódicas na propriedade, verificando animais, cercas, insumos e acessos.
Atuação do BPMRu em Mato Grosso do Sul
O Batalhão Rural responsável pelo policiamento rural em todo estado de Mato Grosso do Sul, neste ano de 2025, já realizou 03 edições da Operação Falcão em que são executadas ações policias em conjunto com outras Unidades da PMMS, visando prevenir e reprimir crimes no campo e relacionados ao agronegócio, proporcionando maior segurança e tranquilidade a toda classe produtora e moradora das áreas rurais.
A Operação Falcão já foi executada nas regiões Metropolitanas, Norte, Bolsão e Pantanal. Para o último quadrimestre do ano, a ação está sendo implementada na região do Cone Sul do estado.
Resultados expressivos da Operação Falcão:
123 pessoas conduzidas à delegacia 23 mandados de prisão cumpridos 8 prisões por violência doméstica 19 prisões por contrabando e descaminho 21 prisões por porte/posse de arma de fogo 28 veículos encaminhados e 16 recuperados 42 armas de fogo e 196 munições apreendidas 68 animais recuperados (bovinos e equinos) Mais de 5,5 toneladas de drogas apreendidas 5.033 pacotes de cigarros e 2.861 cigarros eletrônicos apreendidos 167 pneus, 100 caixas de defensivos agrícolas e 3.000 kg de adubo apreendidos 150 kg de carne irregular apreendida Leia Radialista Alexandre Dias diz ser vitima de bullying durante transmissão esportiva
Nessa ocasião a operação teve como objetivo reforçar a segurança rural em Três Lagoas, com policiamento ostensivo, abordagens a veículos, pessoas e visitas a propriedades rurais que se localizam próximo ao perímetro urbano.
Contatos e denúncias podem ser realizados por meio do telefone: 67 992021116.