Fonte: G1
30/10/24

Por g1 Campinas e Região

30/10/2024 08h12 Atualizado 30/10/2024

A Polícia Federal de Campinas (SP) investiga um esquema de importação, fabricação e comercialização irregular de agrotóxicos. Na manhã desta quarta-feira (30), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos por meio da operação Terra Limpa.

Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas e estão sendo cumpridos na cidade de Taquaritinga (SP). Os alvos são a residência e a empresa do investigado, que é apontado como responsável por fabricar fertilizantes agrícolas.

Importações irregulares

A apuração começou em junho de 2024, depois que uma grande quantidade de agrotóxico importada irregularmente da China foi apreendida no Aeroporto Internacional de Viracopos. De acordo com a PF:

a substância não tinha qualquer licença ou autorização dos órgãos de controle e continha informações falsas sobre a origem;os investigadores constataram que o suspeito teria realizado ao menos 11 importações fraudulentas semelhantes;o agrotóxico importado seria usado na fabricação, modificação ou adulteração de fertilizantes que seriam vendidos irregularmente no Brasil.

Próximos passos

Além das buscas, a polícia também deve realizar a fiscalização detalhada dos produtos e insumos utilizados na fabricação dos fertilizantes na empresa do investigado.

O objetivo é apurar o uso irregular de agrotóxicos nas mercadorias disponibilizadas aos consumidores. A Polícia Federal ressalta que o que for apreendido será encaminhado para a delegacia de Campinas.

Matéria completa

Anterior

PRF prende brasileiro e uruguaio com 400 litros de agrotóxicos ilegais

Próxima

Ministério da Agricultura faz perícia em agrotóxicos contrabandeados apreendidos em Londrina