Fonte: Gazeta de Varginha
26/03/25

Polícia Civil e IMA fiscalizam comércio de defensivos agrícolas em Três Pontas por suspeita de adulteração de produtos.

Na manhã desta terça-feira (18/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), realizaram uma operação de fiscalização e buscas em um comércio de defensivos agrícolas localizado na cidade de Três Pontas, no Sul de Minas. Durante a ação, foram identificados produtos suspeitos de adulteração, que foram prontamente recolhidos e enviados para análise pelo IMA. Também foram apreendidos celulares e notas fiscais para dar continuidade à investigação.

A apuração teve início após uma denúncia feita por produtores rurais no ano passado. Os agricultores informaram que adquiriram defensivos agrícolas no estabelecimento fiscalizado, mas os produtos não tiveram o efeito esperado nas lavouras e, em alguns casos, causaram danos às plantas, prejudicando a colheita. Diante disso, os produtos foram encaminhados para análise, e a originalidade deles não foi confirmada.

Em abril de 2024, os fiscais do IMA realizaram a primeira inspeção na empresa, com o apoio da PCMG, e apreenderam cerca de 470 unidades de produtos suspeitos de adulteração. As análises laboratoriais subsequentes confirmaram que quase todos os itens estavam fora dos padrões e especificações legais estabelecidos pelas empresas produtoras, tanto em relação à embalagem quanto ao conteúdo. Alguns dos produtos sequer continham o princípio ativo base indicado na formulação, sendo, portanto, classificados como adulterados ou falsificados.

Fonte: PCMG

Matéria completa

Anterior

Polícia Militar lança Operação Força Total para combater crimes no campo

Próxima

Mulher é autuada por vender produto tóxico como orgânico em SC