Fonte: NSC Total
30/08/23

Com o objetivo de enfrentar crimes na região de fronteira, a Polícia Militar de Santa Catarina ganhou um efetivo extra para a Operação Hórus, que ocorre em Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado. Além do apoio da Polícia Federal, o helicóptero Águia 04 também vai atuar na ação.

Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação faz parte do programa Vigia, que busca enfrentar crimes como contrabando, descaminho, tráfico de armas e drogas, além de outros delitos.

Além disso, as ações na região também busca aumentar a segurança em Santa Catarina e no Paraná, assim como o número de apreensões.

A concentração do reforço da operação foi feito pelo Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) de Fronteira do 36° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Fron), em Dionísio Cerqueira, com a presença do comandante do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron).

Também participam da ação a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Militar Ambiental (PMA), Batalhão de Aviação (BAPM), com apoio do Água 04 de Lages, Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira do Paraná (BPFRON).

A Operação Hórus teve início em abril de 2020. Só no primeiro semestre de 2023, a ação já flagrou 116 ocorrências de contrabando e descaminho, sendo apreendidas mais de 11,5 mil garrafas de vinho. Também foram retirados de circulação mais de 1.700 litros de agrotóxicos agrícolas, que são de uso proibido no Brasil.

Além disso, 100 pessoas foram presas em flagrante e 134 mandados de prisão cumpridos durante o período.

Matéria no site original

Comissão de Agricultura aprova projeto que cria delegacia de crimes rurais - Agência FPA
Anterior

Comissão de Agricultura aprova projeto que cria delegacia de crimes rurais - Agência FPA

Próxima

PRF apreende quase uma tonelada de agrotóxicos ilegais na região noroeste do RS

PRF apreende quase uma tonelada de agrotóxicos ilegais na região noroeste do RS