Fonte: Gov.br
10/07/24
Publicado em 03/07/2024 14h23
Implantada em 2020, a plataforma de ensino à distância do INPI já atendeu mais de 30 mil alunos, oriundos de todos os estados do País e dos mais diversos setores da economia, disseminando conhecimento estratégico em PI para o desenvolvimento nacional.
Em três anos, mais de cinco mil organizações brasileiras, nos setores público e privado, participaram das atividades. Esse número se soma aos mais de 80 mil alunos brasileiros e de países lusófonos que já participaram dos cursos de PI administrados pelo INPI no programa de ensino à distância da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a partir da cooperação iniciada em 2012. No total, mais de 100 mil alunos foram atendidos ao longo de 12 anos em cursos à distância.
Desde a implantação da plataforma, já foram oferecidos cerca de 100 cursos em níveis básico, intermediário e avançado, que foram criados para diversos públicos, como empresários, jornalistas, pesquisadores e gestores de tecnologia.
Esses cursos, organizados exclusivamente pelo INPI ou em parceria, foram projetados em sua maioria no modelo assíncrono, que permite ao aluno ter mais independência para organizar seu plano de estudos, escolhendo horas e locais mais propícios, de acordo com suas atividades. Além desses cursos, a plataforma possibilitou o aprimoramento das atividades de mentoria em PI empreendidas pelas unidades regionais do Instituto.
Nesse contexto, a Academia do INPI também está implementando um projeto destinado à capacitação de professores. Por meio de um curso desenvolvido para esse público, o objetivo é que esses profissionais estejam aptos a inserir conteúdo de Propriedade Intelectual em suas disciplinas, levando conhecimento em PI para jovens e adolescentes em escolas de todo o País. Essa é a primeira etapa de um projeto que busca criar um banco de conteúdo que servirá como repositório para auxiliar os professores no ensino da PI.