Fonte: KELLER STOCCO
23/10/24
A Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) cumpriram um mandado judicial em Americana, nesta quinta-feira (17), durante a operação “Ladinos”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas, roubos de cargas e lagavem de dinheiro. O local onde foi cumprida a determinação judicial não foi divulgado.
Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.
A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 380 milhões em bens dos investigados. Os agentes apreenderam dinheiro, celulares, relógios, cartões bancários, carros e outros objetos. Todo material foi encaminho para a delegacia da PF em Campinas.
Segundo a PF, a investigação começou em 2022 depois que a corporação descobriu que o líder de uma organização criminosa especializada em roubo de cargas, e suspeito de homicídios em Sergipe e em Ribeirão Preto, morava em um condomínio de luxo em Campinas.
Após a investigação, a Polícia Federal localizou e prendeu, em junho de 2022, o líder da quadrilha, o qual tinha um mandado de prisão preventiva expedido por roubo de carga de defensivos agrícolas em Presidente Venceslau. Ele usava identidades falsas e mudava de endereço constantemente para não ser localizado.
Na ocasião, a polícia apreendeu um cartão de banco com nome falso utilizado por outro integrante da organização criminosa; um jammer (bloqueador de sinal de comunicação usado em roubo de cargas), notebook; aparelhos celulares; documentos e veículos.
A operação segue em andamento.
Atualização:
Ainda na manhã desta quinta-feira, o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM) informou que esteve no apoio à PF durante o cumprimento de um mandado de prisão, na Rua das Açucenas, no Parque Novo Mundo, em Americana.
Em uma residência, os agentes prenderam um homem de 55 anos, e foram apreendidas quatro armas de fogo, 177 munições, um veículo e um celular.
O homem foi encaminhado para a delegacia da PF em São Paulo.