Fonte: CGN
05/11/25
O foco da operação foi um indivíduo, um senhor de idade, que é suspeito de aplicar golpes de locação de veículos utilizando identidade e documentos falsificados,…
Publicado em 04/11/2025 às 11:07
Por Diego Cavalcante
A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (04/11), na cidade de Uberaba, Minas Gerais, no âmbito de um inquérito que apura crimes de contrabando de agrotóxicos, apropriação indébita e uso de documentos falsos.
O foco da operação foi um indivíduo, um senhor de idade, que é suspeito de aplicar golpes de locação de veículos utilizando identidade e documentos falsificados, o que culminou na utilização de um desses carros para transporte de ilícitos.
As investigações apontam que este indivíduo é o responsável por ter locado, em 03 de março de 2023, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, uma caminhonete Fiat Strada de uma empresa de locação. Para realizar a locação, o suspeito usou documentos falsos em nome de um terceiro. Pouco depois de retirar o veículo, ele removeu o rastreador e desapareceu com o carro, alegando ao locador que precisava viajar para Uberlândia, Minas Gerais, devido a problemas de saúde familiar.
Este mesmo veículo, a Fiat Strada, foi encontrado abandonado pela Polícia Militar do Paraná em Itaipulândia, Paraná, em 29 de dezembro de 2023. No interior da caminhonete, as autoridades apreenderam cerca de 480 quilos de agrotóxicos estrangeiros, incluindo o produto Benzoop 30, classificado como extremamente tóxico e ilegal no país por não possuir registro válido. Com essa apreensão, as investigações tiveram início na Delegacia da PF em Foz do Iguaçu, onde foram coletados indícios sobre o autor e o modus operandi da prática criminosa.
O investigado demonstrou um padrão de habitualidade criminosa, sendo associado a múltiplos registros policiais por alugar e se apropriar indevidamente de veículos, como evidenciado pela locação fraudulenta de um segundo carro, um GM/SPIN, em Goiânia, Goiás, também usando o nome falso.
As diligências em Uberaba/MG confirmaram que o indivíduo mantinha uma base de apoio na cidade, sendo localizado em uma pensão no Bairro São Benedito. O cumprimento do mandado de busca e apreensão visou angariar dispositivos eletrônicos, documentos falsos e outros elementos probatórios essenciais para identificar toda a cadeia criminosa envolvida no contrabando de agrotóxicos e nos golpes de locação de veículos.