Fonte: Rádio Missioneira
22/10/25
O patrulhamento rural está intensificado nos municípios de abrangência do 14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em São Luiz Gonzaga. Durante os nove primeiros meses deste ano, 919 propriedades foram visitadas em um trabalho realizado por todas as guarnições. Em 2024, o quantitativo era de aproximadamente 130. As ações buscam a coleta de informações, o repasse de orientações e a aproximação da Brigada Militar com a comunidade.
Ainda segundo informações do comandante da unidade, major Eduardo dos Santos Brum, enquanto nos nove meses de 2024, houve o registro de 94 ocorrências de abigeato, agora em 2025, foram 63. Além disso, conforme a BM, a retração ocorreu também em outros delitos ligados ao meio rural.
“São números muito insignificantes para serem tratados ou relatados. Não temos ocorrência de roubo à propriedade rural, furto em propriedade rural, a não ser o furto abigeato. Defensivos agrícolas também são raros os casos que acontecem. Óbvio que algo sempre acontece, mas a gente tem trabalhado para evitar e também, quando acontece, identificar e repassar essas informações para a polícia judiciária”, reforça o major.
O comandante do 14º BPM reforça a importância de os casos chegarem ao conhecimento das forças de segurança. “Como temos um baixo índice de delito de abigeato, estamos acompanhando cada ocorrência. Nossas guarnições vão, fazem o contato com os proprietários, tentam identificar os autores e a gente procura trabalhar no sentido de fazer a prevenção”, reforça o comandante, mencionando também a relevância de movimentações suspeitas no meio rural serem comunicadas à instituição por meio do 190, pelo WhatsApp da sala de operações ( 55 8411-8185) e pelos telefones das guarnições locais.